Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

J.K. Rowling lança serviço de ajuda para vítimas de violência sexual

Ela se tornou defensora das mulheres se opondo a ativistas transexuais

Escritora britânica J.K. Rowling
Escritora britânica J.K. Rowling - Tolga Akmen/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

J.K. Rowling, a autora da saga Harry Potter, apresentou, nesta segunda-feira (12), uma organização criada por ela para ajudar mulheres vítimas de violência sexual. Chamada Beira's Place, a organização propõe "um serviço de apoio às mulheres, administrado por mulheres".

O serviço oferece ajuda gratuita na região da capital escocesa, Edimburgo –onde a escritora mora– a qualquer mulher com mais de 16 anos que tenha sofrido violência sexual. O Beira's Place é financiado pela própria autora, que sofreu violência de gênero.

Nos últimos anos, J.K. Rowling se tornou uma firme defensora dos direitos das mulheres, às vezes se opondo à causa de ativistas transexuais, um tema delicado no Reino Unido.

Em 2020, foi acusada de transfobia por ter debochado da expressão "pessoas que menstruam". Seus comentários no Twitter provocaram uma série de reações e alguns usuários lembraram que homens transgênero podiam menstruar e que as mulheres trans, não.

Desde então, a escritora tem sido alvo de ataques regulares e em novembro informou ter sofrido ameaças de morte. O anúncio ocorre em um momento em que o Parlamento escocês estuda um projeto de lei polêmico com o objetivo de facilitar a transição das pessoas transgênero.

J.K. Rowling expressou seu repúdio ao texto, defendido pelo governo independentista escocês.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem