Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades
Descrição de chapéu Twitter

Elon Musk diz que não se identifica como homem cis

Empresário bilionário já vinha se envolvendo em polêmicas sobre uso de pronomes - principalmente por pessoas trans e não-binárias

Em fcto colorida, homem da casaco marrom fecha a cara ao ser fotografado
'Não sou fã de pronomes quando alguém está dando todas as pistas visuais', revela Musk - REUTERS
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Depois de publicar um meme no Twitter, rede social da qual é presidente desde outubro deste ano, Elon Musk voltou a ter seu nome envolvido em uma polêmica na web nesta quarta-feira (28). O CEO Tesla e da SpaceX disse que não se identifica como homem cisgênero, ou seja, que não se identifica com o sexo biológico com o qual nasceu.

Tudo começou quando Elon postou a imagem de uma pessoa usando uma máscara de proteção e com vários símbolos de movimentos sociais, como a bandeira LGBTQIA+ e o emblema do feminismo, além dos logos do YouTube, do Facebook e do próprio Twitter. A figura tinha também seringas presas nos braços.

Do outro lado, havia um homem que carregava apenas a bandeira norte-americana em uma das mãos. O empresário bilionário ainda escreveu: "Eu não sou uma pessoa que sofreu lavagem cerebral".

A cientista e empresária canadense Danielle Fong respondeu com outro meme, no qual Elon parecia ser uma garotinha com medo debaixo de uma mesa ao ser confrontado por um robô que queria saber que pronomes ele gostava de usar.

Elon, então, rebateu: "Não sou fã de pronomes quando alguém está dando todas as pistas visuais possíveis de que é ele ou ela, mas ainda assim insiste em dizer exatamente o que você achava que era. Eu apoio pronomes que não são completamente óbvios com base em dicas visuais."

Foi quando outro internauta, que se identifica como Fred Scharmen, resolveu explicar por que considerava isso importante. "Nós, pessoas cis, somos explícitos com relação aos pronomes, para além das dicas visuais, para ajudar a normalizar a expressão daqueles que podem não ser cis. Simples assim." Musk não perdeu tempo e respondeu: "Eu não sou cis, você que é".

No início de dezembro, Musk criticou o epidemiologista-chefe do governo dos Estados Unidos, Anthony Fauci, e o antigo chefe de segurança do Twitter, Yoel Roth por questões de gêneros e sexualidade. Ele ainda o zombou do debate sobre o uso de pronomes - principalmente por pessoas trans e não-binárias - e, ao mesmo tempo, fez uma crítica a Fauci, sugerindo que o médico deveria ser processado: "Meus pronomes são Processo/Fauci."

Vale lembrar que Musk tem uma filha trans. Nascida como Xavier Alexander Musk, ela pediu que a chamem de Vivian Jenna Wilson, 18, para que o seu nome coincida com seu gênero e passe a utilizar o apelido de solteira da mãe, divorciada de Elon Musk em 2008. O bilionário é pai de Griffin, Kai, Saxon e Damian, frutos de seu relacionamento com a ex-mulher, a autora canadense Justine Wilson. Em 2002, seu filho Nevada Alexander morreu com apenas 10 semanas, após sofrer de síndrome da morte súbita infantil.

Ele ainda é pai de gêmeos, fruto de um relacionamento com a executiva da empresa Neurolink, Shivon Zilis, 36, e mais dois com a ex-mulher, a cantora Grimes.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem