Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Julie Powell, escritora que inspirou filme 'Julie & Julia', morre aos 49 anos

Longa é protagonizado por Meryl Streep

Escritora Julie Powell
Escritora Julie Powell - Astrid Stawiarz/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Morreu aos 49 anos a escritora de gastronomia Julie Powell, que inspirou o filme "Julie & Julia" (2009), no qual uma jovem se desafiou a preparar 524 receitas do livro de culinária de Julia Child (Meryl Streep) em um ano. Eric Powell, marido da escritora, disse ao The New York Times que ela morreu em 26 de outubro depois de sofrer uma parada cardíaca, em Nova York.

A escritora ficou famosa ao fazer um blog tendo nas mãos o livro de receitas de Julia Child, "Dominando a Arte da Culinária Francesa" (1961)", onde a famosa escritora ensina os americanos a cozinhar como os franceses. Em 2002, ela se tornou pioneira ao fazer um blog com formato mais casual, que foi adotado por outros blogueiros. E o blog, onde ela cozinhou receita por receita com comentários, virou livro.

Quando Julie fez o blog ela era uma aspirante a escritora que trabalhava em um cargo administrativo de baixo nível em Lower Manhattan. Na época, ela disse ao The New York Times que estava prestes a completar 30 anos e não tinha perspectiva de carreira. "Um daqueles momentos de pânico [que estamos] encurralados", disse.

Nessa época, ela começou a cozinhar todas as 524 receitas de uma cópia velha do livro, que pertencia a sua mãe. Julie revelou ao jornal que não foi fácil para ela, uma cozinheira inexperiente, cozinhar em um pequeno loft. No blog, Julie escreveu longas atualizações sobre as receitas com tiradas divertidas sobre as dificuldades em encontrar os ingredientes, decepções e desafios.

Antes de completar um ano, o blog de Julie tinha alcançado 400 mil visualizações de página no total e milhares de leitores regulares que acompanhavam a blogueira para ver se ela terminaria de fazer as receitas a tempo. Ela atingiu um público novo que fazia comentários no blog em um momento em que as pessoas passaram a se interessar mais por comida, culinária e chefs de cozinha.

A história de Julie ganhou as páginas de jornais e inspirou outros escritores amadores e profissionais de comida. A internet democratizou a comida e Julie com o seu blog foi a precursora que escreveu sobre comida sem ter ido a uma escola de culinária.

Em 2005, a história do blog virou o livro "Julie & Julia: 365 Days, 524 Recipes, 1 Tiny Apartment Kitchen" (em tradução livre "Julie & Julia: 365 dias, 524 receitas, 1 pequena cozinha de apartamento"), que vendeu mais de um milhão de cópias, e foi transformado no filme"Julie & Julia", estrelado por Meryl Streep (Julia Child) e Amy Adams (Julie Powell).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem