Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Cássia Kis: Vizinhos repudiam presença da atriz, que está cada vez mais isolada

Moradores de ecovila se manifestam contra a artista e ameaçam processá-la por discursos homofóbicos

Cássia Kis, atriz, em cena na novela 'Travessia'
Cássia Kis: presença incômoda para os moradores de condomínio no interior de São Paulo - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Cássia Kis é, desde agosto do ano passado, proprietária de uma casa no condomínio rural Ecovila Clareando, entre os municípios de Piracaia e Joanópolis, a uma hora e meia da capital paulista. A relação com os vizinhos vinha sendo construída de forma tranquila e harmoniosa, com direito a pequenas gentilezas por parte dela.

Cássia chegou a distribuir folhetos pela vizinhança que garantiam desconto no ingresso de seus espetáculos ("Sem recursos da Lei Rouanet", como gostava de enfatizar). Há uma semana, porém, o caldo entornou. Acabou o amor.

Incomodados com o discurso homofóbico da atriz, moradores do Clareando criaram um manifesto contra ela no grupo de mensagens oficial do condomínio. Mais do que manifestar seu desconforto com a sua presença, os vizinhos trataram de "lembrá-la" que ela pode ser processada por discriminação ao público LGBTQIAP+. Cássia fazia parte do grupo até esta quarta-feira (9), quando, diante do quadro crescente de rejeição, decidiu excluir seu número da lista do WhatsApp.

Os vizinhos de Cássia Kis já começam o manifesto lembrando que a comunidade tem "direcionamento de preservação à vida". Eles reforçam o repúdio às declarações da atriz, entre elas: "Homem com homem não dá filho, mulher com mulher também não dá filho" e "recebo as imagens inacreditáveis de crianças de 6, 7 anos se beijando. Duas meninas dentro da escola se beijando, onde há um espaço chamado beijódromo".

"Infelizmente, em pleno 2022, ainda precisamos combater veemente afirmações repletas de ignorância, preconceito e discriminação", diz um trecho do documento. Em outro, moradores reforçam o respeito às individualidades dentro do coletivo e dizem acreditar no poder da educação.

Eles deixam clara a possibilidade de processar Cássia, assim como fez o grupo Arco-Íris, movimento nacional que representa a comunidade LGBTQIAP+, por discursos homofóbicos. A notícia-crime foi apresentada no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), que confirmou o recebimento nesta sexta-feira (4).

Em uma montagem colorida aparece trechos de um manifesto contra atriz Cássia Kis
Manifesto dos vizinhos de Cássia Kis - Reprodução
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem