Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Lumena acusa Carol Narizinho de racismo: 'Deveria tomar vergonha na sua cara'

Ex-BBB criticou a ex-panicat após ser comparada por ela a participante de A Fazenda

Lumena Aleluia (esq.) e Carol Narizinho (dir.) - Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Lumena Aleluia, 31, se revoltou com um comentário feito por Carol Narizinho, 32, a quem acusou de racismo. A ex-panicat comparou a ex-BBB com Rosiane Pinheiro, 48, atual participante de A Fazenda 14 (Record) ao comentar quem gostaria que fosse eliminada do programa nesta semana.

"Acho que a Lumena que sai nessa roça, né?", escreveu Narizinho nas redes sociais, que errou na previsão, já que a eliminada foi a influenciadora digital Ingrid Ohara, 25. A ex-panicat apagou a publicação, mas seguidores já haviam feito prints e enviado para Lumena.

Pouco tempo depois, a ex-BBB publicou um vídeo nas redes sociais falando sobre o assunto. "Tem gente que faz merda na internet, vê que fez merda, apaga e depois quer sair ilesa. Não vai sair, bebê", avisou Lumena. "Eu estava de boa, mas meu povo, não! O povo, que não solta a minha mão, vê e vem me falar."

"A senhora deveria tomar vergonha na sua cara e parar de comparar duas pessoas totalmente distintas", reclamou. "Você é figura pública, deveria se instruir antes de tecer comentários racistas, xenofóbicos, por conta de sotaque e uma característica ou outra. Sim, a base é racial!"

Ela ainda sugeriu que Narizinho tomasse mais cuidado com o que fala nas redes sociais. "Tome cuidado com os seus tuítes, tome cuidado com a vida das pessoas, porque a gente não é obrigada a ter que engolir calada brincadeirinha sem graça", afirmou. "A internet tem lei, sim. É ação e reação."

Na tarde desta sexta-feira, Lumena voltou ao assunto em novo vídeo. Ela contou que foi procurada por Narizinho, que teria se justificado dizendo: "Eu achei vocês parecidas e resolvi expressar essa minha opinião".

"É exatamente esse o problema, quando a gente resolve expressar as nossas opiniões sem o mínimo de cautela", reclamou a ex-BBB. "Não consigo me furtar dessa naturalidade dela em comparar duas pessoas pretas. Isso aí é fruto de um processo muito longo cuja base é racial, sim, que tenta colocar a gente em uma narrativa única."

"Isso reforça estigma, reforça estereótipos, reforça padrões que a gente está tentando quebrar", explicou. "A gente está tentando evidenciar que pessoas negras são complexas, diversas, têm subjetividade, humanidade, singularidade. Nem toda mulher negra vai ser igual, bebê."

A DJ baiana, que foi anunciada no elenco da próxima temporada do reality De Férias com o Ex Caribe, na MTV, concluiu dizendo que esse assunto tem deixado ela muito estressada. "Eu tenho me posicionado muito pouco sobre questões raciais porque não consigo ser superficial, como vocês já sabem", lamentou.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem