Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Susana Vieira 80 anos: 12 frases da atriz que não tem paciência para quem está começando

Sincerona e com a autoestima nas alturas, ela fala o que pensa, doa a quem doer

Susana Vieira
Susana Vieira: 'Entra ano e sai ano (...) e eu continuo com o meu talento absurdo' - Instagram/susanavieiraoficial
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No jornalismo há duas categorias de entrevistados: os que "rendem" -são espontâneos e falam o que pensam, sem filtros, ainda que algumas vezes possam parecer soberbos-, e os que dão declarações óbvias, protocolares. Não rendem. Susana Vieira, a aniversariante desta terça-feira (23), definitivamente merece lugar de destaque no primeiro grupo.

Desbocada, sincerona e com a autoestima nas alturas, ela é uma frasista de mão cheia, e provou isso ao longo de suas mais de cinco décadas de carreira. A atriz está completando 80 anos e, para comemorar a data, F5 fez um levantamento de algumas de suas declarações ao longo dos tempos.

São muitos confetes jogados para si própria, algumas confissões de fraqueza, ironias, ataques ferinos e situações que chegaram a gerar desconforto, inclusive entre colegas de profissão e jornalistas. O episódio mais famoso talvez tenha ocorrido em 2009, quando ela arrancou o microfone das mãos da repórter Geovanna Tominaga, 42, do Vídeo Show: "Não tenho a menor paciência para uma pessoa que está começando", ralhou, encerrando uma entrevista ao vivo.

Não mesmo. Tanto que na Globo há lembranças de outro momento em que Susana teria desqualificado uma colega iniciante. Ela quis lhe dar uma "dica" durante uma gravação, e ouviu como resposta. "Querida, depois de cinco novelas, você pode falar meu nome. Depois de seis, dar o seu palpite". Há testemunhas.

Susana respeita quem já tem muito anos de carreira, mas longe dela reverenciar unanimidades, como na vez em que questionou o título de melhor atriz do Brasil dado a Fernanda Montenegro, 92. Ela ainda se colocou entre as cinco melhores do país, sem que ninguém perguntasse.

Beleza? Opa. Também é seu ponto forte. Se no talento profissional equipara-se a Fernanda, em termos estéticos ela vê em seu espelho uma mulher bastante parecida com a musa e cantora Jennifer Lopez, recém-casada com o astro de Hollywood Ben Affleck.

Leia abaixo algumas das colocações de Sônia Maria Vieira Gonçalves (este é seu verdadeiro nome), o furacão verborrágico que mantém um fã-clube fiel há 50 anos e hoje acumula quase 4 milhões de seguidores no Instagram.

Não tenho paciência para uma pessoa que está começando

A atriz virou meme nas redes sociais ao tomar o microfone das mãos da experiente repórter Geovanna Tominaga, durante uma entrevista ao vivo no Vídeo Show (Globo). Anos depois, Tominaga foi perguntada no Instagram se aquele constrangimento havia atrapalhado sua carreira na Globo. "De maneira alguma! Ela não tem esse poder, é só uma atriz", minimizou.

Ninguém é mais poderoso do que Deus e eu

Susana disse a frase em entrevista em 2009, ao agradecer as mensagens de apoio que recebeu e a ajudaram a superar o trauma de uma separação que foi parar nas páginas policiais, após a morte do ex-marido, o policial militar Marcelo Silva. Num roteiro digno de filme de Tarantino, ele lhe roubou joias, dinheiro e ameaçou chantageá-la, durante o processo de separação. Silva morreu em 2008 de overdose de cocaína em um motel carioca. Na época, Susana disse que uma ou duas pessoas ruins não são nada perto dos 130 milhões de brasileiros que a amam.

Tem esse mito há anos de que a melhor atriz é a Fernanda Montenegro

Susana questionou o título de melhor atriz brasileira dado há mais de 30 anos à colega. Ela afirmou que não estava "tirando o mérito de Fernanda Montenegro", e já se incluiu no rol das cinco mais talentosas. A lista incluía, entre outras, Marília Pêra e Bibi Ferreira.

Não tenho culpa de não ter rugas

Em entrevista à Veja Rio em 2015, Susana foi instada a falar sobre o envelhecimento, tema abordado de forma bem-humorada na peça que protagonizava. Sua personagem era obcecada pela juventude -o oposto da Susana real que, aos 72 anos, dizia não precisar se preocupar com isso. "Nada a ver comigo. Não uso nem botox. Não tenho culpa se não tenho rugas".

Que pena que você não me convidou para o seu niver! Eu teria adorado ir, e você teria adorado me ter junto

Tatá Werneck publicou nas redes sociais várias fotos com famosos em sua festa de aniversário, em 2017. Susana não escondeu a decepção por não ter sido convidada para a confraternização e fez o comentário em uma das fotos.

Entra ano e sai ano e Ivete continua com aquela voz incrível e eu com o meu talento absurdo

Em entrevista a uma repórter da Globo, em 2017, elogiou Ivete Sangalo, tema do samba-enredo da Grande Rio, escola de samba da qual ela própria saiu como rainha de bateria. Susana virou meme nas redes sociais e um dos assuntos mais comentados daquele Carnaval.

Jenniffer Lopez é linda. Me acho muito parecida com ela

A frase foi dita pela atriz em 2012, no esfuziante camarote da Brahma, onde a pop star (Jennifer, não Susana) fez presença vip naqueles tempos de altos investimentos em celebridades no carnaval carioca.

Foi a pior coisa que me aconteceu na vida

É raro, mas a atriz também sabe baixar a bola. Apesar de a morte de Marcelo Silva ser um assunto que costuma evitar em entrevistas no Brasil, a um programa de TV português ela falou abertamente sobre o arrependimento de ter casado com o ex-policial militar.

Só o meu cabelo custa R$ 6 mil

Susana não perdeu a oportunidade de mandar um recado a Mendigata (Fernanda Lacerda), do Pânico na TV, com quem se desentendeu. Em outra entrevista ao programa, ela falou que não se abalou com o que considerou "grosserias" ditas por Mendigata e o importante, "meu amor", era que ela continuava com seu alto salário na Globo. Foi aí que citou o valor do aplique de seus cabelos.

As pessoas do Norte e do Nordeste não têm conhecimento do que está sendo feito aqui

A declaração foi feita em um evento em apoio ao então juiz da Lava Jato, Sergio Moro, realizado em Curitiba, em 2016. Sua frase foi considerada preconceituosa e gerou polêmica nas redes sociais.

"Ao invés de comer frutas, eu como pão com linguiça. Isso é o que dá a carne dura, beiços grossos"

Susana criou polêmica mais uma vez ao criticar o estilo de vida dos vegetarianos e veganos, chamados por ela de "vegebas". Segundo a atriz, o segredo da sua boa forma, na época com 75 anos, era ser carnívora, sem "frescuras" ou restrições.

"Beijo com hálito gostosinho, igual ao meu"

Susana disse ao programa Se Joga (Globo) que passou por situações desagradáveis ao gravar cenas de beijo com pessoas com mau hálito. Ela contou que já mandou indiretas e chegou a pedir a intervenção de um diretor: queria que ele "desse um toque" a dois atores que tinham o hálito "insuportável".

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem