Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

No seu jatinho ou no meu? Famosos são pressionados a abandonar voos particulares

Internautas cobram consciência e pedem esforço para preservar o meio ambiente

'No seu jatinho ou no meu?', diz Kylie Jenner a Travis Scott na legenda de foto
'No seu [jatinho] ou no meu?', diz Kylie Jenner a Travis Scott na legenda de foto - @kyliejenner no Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Coline Daclin Mathilde Dumazet
Paris
AFP

Da cantora americana Taylor Swift ao empresário francês Bernard Arnault, as redes sociais tem aumentado a pressão sobre celebridades, personalidades políticas e grandes empresários para que limitem suas viagens em jatos particulares, responsáveis por uma pegada de carbono significativa.

O tema virou debate quando a personalidade da mídia Kylie Jenner compartilhou para seus 364 milhões de seguidores no Instagram uma foto dela e de seu parceiro, o rapper Travis Scott, na frente de dois jatos.

"No seu [jatinho] ou no meu?", escreveu a irmã de Kim Kardashian na legenda de foto. Críticos nas redes sociais chamaram Jenner de "criminosa climática". Assim como Steven Spielberg, que foi chamado de "poluente e criminoso" por fazer um voo particular de 28 minutos.

Inúmeros memes circularam zombando de Taylor Swift após a publicação recente de uma análise da agência de marketing Yard, que a classificou como "a celebridade mais poluente do ano", tendo realizado 170 voos privados.

Yard se baseou nos dados da conta "Celebrity Jets" no Twitter, que rastreia os voos das celebridades através de dados públicos disponíveis online.

Jack Sweeney, um estudante de 19 anos, lançou essa conta em 2020, seguindo o jato particular de Elon Musk. Ele agora tem 30 contas rastreando estrelas do esporte, o dono da Meta, Mark Zuckerberg, e até mesmo oligarcas russos.

A iniciativa serviu de inspiração para outras contas. Sebastien, um engenheiro aeroespacial de 35 anos que se recusou a dar seu nome verdadeiro, criou em abril o perfil "I Fly Bernard", que acompanha voos de bilionários franceses, incluindo Bernard Arnault, chefe da gigante de luxo LVMH.

"O que tento denunciar é o uso de aviões particulares como táxis", explica à AFP, destacando os inúmeros voos nacionais ou europeus realizados.

"Na Europa, três quartos desses voos poderiam ser feitos de trem", diz William Todts, diretor executivo da Transport & Environment, que reúne ONGs europeias do setor.

ENTRE 5 E 14 VEZES MAIS POLUENTES

O setor aéreo é responsável por entre 2% e 3% das emissões globais de CO2. Mas, segundo um relatório da Transport & Environment, publicado em maio, os voos particulares geram uma pegada de carbono por passageiro entre 5 e 14 vezes superior aos voos comerciais e 50 vezes superior ao trem.

Algumas celebridades reagiram à pressão nas redes sociais. Na semana passada, um porta-voz de Taylor Swift disse à imprensa que ela "empresta regularmente seu jato para outras pessoas".

"Atribuir a ela a maioria ou todos esses voos é totalmente incorreto", detalhou.

Na França, um porta-voz do grupo Bouygues garantiu que o avião seguido pelo "I Fly Bernard", apresentado como de Martin Bouygues, pertence ao grupo e "é utilizado por vários colaboradores".

Indicou também que as emissões de CO2 do avião são compensadas por projetos de reflorestamento. Isso, segundo críticos, não reduz substancialmente as emissões.

Beatrice Jarrige, chefe de projeto da associação Shift Project, espera que este movimento se converta em ação política.

"Não é sobre proibir totalmente os voos, mas é necessário que os mais ricos façam um esforço", especificou.

Em setembro de 2021, o setor de aviação executiva considerou que combustíveis sustentáveis são "chave" para atingir a meta de neutralidade de carbono até 2050.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem