Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades
Descrição de chapéu YouTube internet

YouTube proíbe Monark de ganhar dinheiro na plataforma: 'Querem me destruir'

Podcaster diz sofrer perseguição política após plataforma impedir monetização

Monark
Monark - @flowpdc no Facebook
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Erramos: esse conteúdo foi alterado
São Paulo

Após defender o direito de haver um partido nazista no Brasil e ser desligado do podcast Flow, o podcaster Bruno Aiub, 31, mais conhecido como Monark, disse que o YouTube suspendeu a monetização do seu canal na plataforma e o proibiu de criar um novo para burlar a restrição. Isso significa, que ele não consegue mais ganhar dinheiro na plataforma. A medida é válida por tempo indeterminado e contempla também os vídeos antigos publicados pelo apresentador.

"Estou sofrendo perseguição política. Eles me proibiram de criar um novo canal para poder continuar minha vida, pessoas poderosas querem me destruir. Liberdade de expressão morreu", escreveu no Twitter nesta sexta (18). A monetização é a forma como os youtubers são remunerados —ela acontece de diferentes formas como a partir das visualizações e cliques nos anúncios publicitários veiculados nos vídeos.

Acompanhado do tuíte, ele publicou a mensagem que recebeu do YouTube, em que a plataforma afirma que é "muito importante que os criadores de conteúdo usem sua influência com responsabilidade —dentro e fora da plataforma".

"Desta forma, preocupam-nos as recentes declarações relacionadas ao nazismo em um dos seus canais, que podem causar danos significativos à comunidade e que, além disso, violam nossas políticas de Responsabilidade do Criador de Conteúdo", diz o texto do YouTube.

Procurada, a plataforma disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que as suas Políticas de Monetização de Canais e o Código de Responsabilidade dos Criadores não permitem "comportamento ofensivo que coloque em risco a segurança e o bem-estar da comunidade do YouTube".

"A violação dessas políticas pode fazer com que o canal seja suspenso do Programa de Parcerias do YouTube e, consequentemente, ser desmonetizado. Dessa forma, os canais Flow Podcast e Monark foram suspensos do Programa de Parcerias", diz a empresa.

Segundo o YouTube, enquanto tiver suspensa a monetização do seu canal, ele não "pode criar um novo ou utilizar canais de terceiros para burlar as restrições do Programa de Parceiros do YouTube". Ou seja, ele até pode abrir um novo canal ou subir novos conteúdos, mas não pode ganhar dinheiro com ele.

"Qualquer tentativa de burlar essa restrição [...] é considerada uma violação aos Termos de Uso do YouTube e pode resultar em um encerramento definitivo da conta", afirma a empresa.

Monark ainda pode entrar com um recurso para ter acesso a todas as ferramentas de monetização. "O pedido será analisado pela plataforma", diz o YouTube.

Em vídeo, o apresentador pede a ajuda dos internautas. Ele afirma que seus comentários sobre o nazismo foram "infelizes sim, mas de maneira alguma foram mal-intencionados ou defenderam ideologia extremista". "Eu sofri as consequências, sai do Flow, perdi o meu programa, eu pedi desculpas várias vezes, mas não acabam as retaliações", diz.

Monark afirma ainda que errou, mas as consequências "estão muito fora de proporção". "Eu preciso da ajuda de vocês, porque isso não é justo [...] Estão literalmente tentando acabar e aniquilar com a minha vida. É isso que é justo? É isso que vocês acham justo?"

No dia 7 de fevereiro, Monark recebia os deputados federais Kim Kataguiri (Podemos) e Tabata Amaral (PSB) no Flow Podcast quando afirmou que "a esquerda radical tem muito mais espaço do que a direita radical". "As duas tinham que ter espaço, na minha opinião. Eu acho que o nazista tinha que ter o partido nazista reconhecido pela lei", afirmou.

No dia seguinte, após a repercussão negativa e perda de patrocinadores, ele foi desligado do Flow Podcast. Os Estúdios Flow também divulgaram nota pedindo desculpas, em "especial à comunidade judaica", e informando sobre a retirada do ar do episódio.

LEIA A ÍNTEGRA DA POSIÇÃO DO YOUTUBE

"Nossas Políticas de Monetização de Canais e o Código de Responsabilidade dos Criadores estabelecem
que não é permitido comportamento ofensivo que coloque em risco a segurança e o bem-estar da comunidade do YouTube, formada por espectadores, criadores e anunciantes.

A violação dessas políticas pode fazer com que o canal seja suspenso do Programa de Parcerias do YouTube e, consequentemente, ser desmonetizado. Dessa forma, os canais Flow Podcast e Monark foram suspensos do Programa de Parcerias.

Qualquer tentativa de burlar essa restrição, seja com a criação de um novo canal para ser monetizado ou utilizando canais de terceiros para fins de monetização, é considerada uma violação aos Termos
de Uso do YouTube e pode resultar em um encerramento definitivo da conta.

Reforçamos que, no caso de suspensão do Programa de Parcerias, o usuário ainda pode produzir conteúdo e subi-lo em seu canal, bem como criar novos canais, porém esse conteúdo não poderá ser monetizado e os novos canais não poderão fazer parte do Programa de Parcerias.

Todo o conteúdo publicado na plataforma, independentemente de ser monetizado ou não, deve seguir as Diretrizes da Comunidade do YouTube. O usuário que for suspenso do Programa de Parcerias do YouTube poderá solicitar nova inclusão para voltar a ter acesso a todas as ferramentas de monetização e o pedido será analisado pela plataforma."

ERRAMOS: O conteúdo desta página foi alterado para refletir o abaixo

Versão anterior deste texto afirmava erroneamente que o YouTube proibiu Monark de abrir novos canais. O que a plataforma proibiu foi que o podcaster ganhasse dinheiro com novos canais.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem