Celebridades

Após polêmica, Jon Stewart nega ter acusado JK Rowling de antissemitismo

Humorista criticou site que reproduziu suas falas

JK Rowling - Debra Hurford Brown/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O humorista Jon Stewart negou, em suas redes sociais, que tenha acusado a escritora JK Rowling, 56, de incentivar o antissemitismo nos filmes de "Harry Potter". A polêmica teria começado com uma publicação do site Newsweek sobre sua participação no podcast On The Problem, onde teria ele comentou a representação dos duendes nos filmes.

Em um vídeo publicado em seu Twitter, o humorista responde diretamente ao site e começa dizendo que "nenhuma pessoa razoável" ouviria ao trecho e entenderia como qualquer outra coisa além de uma "conversa alegre" entre amigos.

"Alguns estereótipos estão tão enraizados na nossa sociedade que eles basicamente se tornam invisíveis, até mesmo no processo considerável que é produzir um filme", continuou ele, que seguiu dizendo que não tinha a intenção de acusar o filme de ser antissemita.

"Eu amo os filmes de 'Harry Potter', talvez até demais para um homem da minha idade", continuou. Em seguida, ele ainda falou que não espera que a autora dê algum tipo de resposta, já que ele não quer que "'Harry Potter' seja censurado de nenhuma forma. Era uma conversa à toa". ​

Após dizer isso, ele se direcionou ao site e disparou: "Deixe-me dizer isso ao Newsweek: Seu modelo de negócios é um incêndio. E não do tipo bom! Não é o tipo de incêndio que é feito para evitar incêndios florestais no futuro", começou.

"É o tipo de incêndio criminoso em que você está na montanha e tem a p. de cinco minutos e não sabe onde estão seus cachorros. Esse é o seu modelo de negócios. E agora todos os estúpidos se concentram nesse absurdo ridiculamente fora de contexto que vocês colocaram por aí", continuou.

"E deixe-me dizer uma coisa, Newsweek, você costumava significar algo, você era meu [site] favorito no aeroporto, quando os quiosques estavam sem revistas", finalizou o humorista. Nas respostas ao tuíte, internautas o acusaram de ter mudado a opinião após seu comentário viralizar.

"Jon Stewart mudou a capa de seu vídeo de Harry Potter depois que se tornou viral?", questionou um. "Pergunta séria: você voltou e viu exatamente o que disse? É claro que as notícias dão muitas informações erradas, mas veja o que você disse", escreveu outro. Até o momento, a Newsweek ainda não se pronunciou sobre a resposta do humorista.

No trecho reproduzido do podcast On The Problem, Stewart dizia que a forma com que as criaturas mágicas estavam retratadas, principalmente nos filmes, era muito parecida com as ilustrações antissemitas do livro "Os Protocolos dos Sábios de Sião", de 1903, criado na Rússia czarista e usado durante o nazismo. O documento era falso e dizia que os judeus possuíam um plano para dominar o mundo e acabar com a cultura ocidental.

"Falando com as pessoas digo: você já viu um filme de 'Harry Potter'? Você já viu as cenas no Banco Gringotes? Você sabe o que são essas pessoas que dirigem o banco? Judeus! Não, isso é uma caricatura de um judeu de uma obra antissemita da literatura", completou Stewart.

"Foi uma das coisas que vi nos filmes e esperava que as pessoas se chocassem. ‘Ela não fez isso! Ela botou judeus para comandarem um banco subterrâneo’. E todo mundo só pensava: ‘ah, os bruxos!’. Foi tão estranho". Até o momento, a escritora não se manifestou sobre a acusação.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem