Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Dia do Palhaço: Na estrada há 36 anos, Patati Patatá celebra volta de shows

Dupla diz que essência das crianças continua igual em toda geração

Os palhaços Patati Patatá

Os palhaços Patati Patatá Divulgação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Patati Patatá, dupla de palhaços mais famosa do Brasil, alegra crianças de diferentes gerações há mais de 36 anos. Eles são o exemplo de como a profissão de palhaço mudou com o passar dos anos com os picadeiros ultrapassando as lonas dos circos e ganhando TV, internet e até plataformas de streaming.

Nesta sexta-feira (10), Dia do Palhaço, a dupla comemora a data e relembra que vários outros artistas com o rosto pintado e roupas coloridas levaram o riso para várias gerações. O Brasil tem uma lista grande desses artistas, entre eles o palhaço Carequinha, Bozo, Pimentinha, Picolino, entre outros.

"O Dia do Palhaço é uma data muito especial, a qual podemos relembrar a história de grandes palhaços que já alegraram o nosso país", diz Patati. "Sem falar que é muito legal ter um dia só para nós", acrescenta Patatá, rindo.

O palhaço Patati diz que a criança é a mesma independente da época, mesmo com tantos brinquedos tecnológicos disponíveis hoje em dia para elas brincarem. "Nós tivemos sim uma transformação ao longo do tempo, mas sempre tratando a criança como criança."

Patatá concorda com o companheiro de palhaçadas que o mundo evoluiu e tudo mudou, mas as crianças continuam as mesmas. "A essência continua sendo a mesma e a gente trata as crianças como elas devem ser tratadas, com amor, alegria e brincadeiras", diz.

A dupla revela que o segredo para se manter na ativa há tanto tempo é sempre levar muita música, alegria e diversão nos shows. "O importante é sempre fazer tudo com muito amor e carinho, respeitando sempre a ingenuidade da criança", diz Patatá.

Na pandemia, a dupla Patati e Patatá investiu ainda mais na produção de conteúdos digitais e lives. Com isso, a dupla de palhaços se tornou fenômeno na internet com 8 milhões de inscritos em seu canal no YouTube e mais de 90 milhões de views mensais. No TikTok eles possuem 1,3 milhão de seguidores, que se divertem com os vídeos curtos.

"Durante esse período que estávamos todos em casa, aumentou nosso número de seguidores, que já era grande, mas o legal é que o nosso contato com eles também aumentou, por meio das lives no Instagram, dos nossos vídeos no YouTube, das dancinhas no TikTok", afirma Patatá.

Com a flexibilização dos protocolos sanitários, os palhaços voltaram a fazer shows. Primeiro, no formato drive-in em diversas capitais do Brasil. "Colocamos todo mundo para dançar, dentro de seus carros e das suas casas", conta Patatá. Agora, eles querem voltar a fazer apresentações em escolas e pelo Brasil.

Os artistas já fizeram shows por todo o Brasil e no exterior, em países como Suíça, Bélgica, México e Argentina. Mas quem não puder ir às apresentações agora pode se divertir assistindo o Patati Patatá nas plataformas digitais, diariamente na Rede Mais Família e nos canais de streaming, como Globoplay e Netflix.

"Na verdade, a gente busca estar onde a criança está. Se ela estiver na internet, estaremos também. Se ela estiver na escola com os amiguinhos, também estaremos lá, assim como diz a letra da nossa música: ’Se você quer sorrir’", diz Patati.

Paralelamente, os dois palhaços são defensores de causas sociais relacionadas ao meio ambiente e no combate à fome no Brasil e no mundo. Patati revela que eles também levam alegria em visita pessoas em hospitais e abrigos nas cidades que fazem shows. "Quando tocam o nosso nariz, dizem que parece uma maçã e o meu cabelo, batatinha frita", brinca Patatá.

A dupla de palhaços Patati Patatá foi criada em 1984. Ao longo da carreira, lançaram 18 CDS, nove DVDs e permanecem até hoje fazendo sucesso nas plataformas de música. A marca já licenciou mais de 1.400 produtos nas mais diversas categorias, como brinquedos, vestuário, utensílios domésticos, alimentos, material escolar e artigos para festas.

Perguntados se sempre foram os mesmos atores por trás das caras pintadas e roupas do Patati Patatá, eles respondem com brincadeira, como já seria esperado. "Eu só conheço um Patati, que está sempre comigo", diz Patatá. "E eu só conheço um Patatá, o meu amigão!", afirma Patati.

Na televisão, o Patati Patatá comandou programas infantis no SBT durante dez anos, como o Carrossel Animado, Bom Dia e Cia e o Parque Patati Patatá. E eles também tiveram uma série produzida pela Discovery Kids, que foi líder de audiência entre as crianças.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem