Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Fernando Fernandes fala sobre obstáculos e como sua coragem inspira outros

Paraplégico, ex-BBB enfrenta aventuras em seu canal no YouTube

Fernando Fernandes - Instagram/fernandoflife
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Seja na terra, no céu ou na água, definitivamente o que o modelo, apresentador e atleta Fernando Fernandes, 40, mais gosta é praticar aventura. E é com a proposta de mostrar tudo o que faz que ele decidiu criar seu próprio canal no YouTube.

Por lá, publica viagens, rotina e os esportes que mais gosta de praticar. Apaixonado por adrenalina, ele diz que a preparação física e mental para o esporte é o que dá a ele equilíbrio emocional para encarar cada um dos desafios.

“Tudo o que me proponho a fazer faço com muita satisfação e dedicação, e isso inclui o conteúdo para o meu canal. Quando você coloca paixão nas coisas que faz, elas funcionam”, afirma.

Desde que se tornou cadeirante, após um acidente de carro no ano de 2009, o também ex-BBB aprendeu a enxergar as dificuldades de outra forma. Segundo ele, todos os dias passa por diversos obstáculos, mas não deixa que isso se torne um grande problema.

“Tento encarar as adversidades da forma mais leve possível. Desde então, me surpreendo por perceber como a vida pode ser incrível e cheia de boas possibilidades. Todos somos mais capazes do que imaginamos, acho que tudo é uma questão de perspectiva.”

E é justamente por causa dessas novas possibilidades que ele resolveu desbravar o mundo em cima de uma cadeira de rodas. Com episódios semanais e diferentes quadros a serem lançados ao longo dos próximos meses, o canal conta com conteúdos que visam enaltecer o que há de mais extraordinário a partir da ótica de Fernando.

Viagens, pessoas, aventuras, lugares e culturas diferentes são explorados sempre com cenários paradisíacos como plano de fundo. “Não sei qual seria o meu caminho se não existisse o acidente, mas faço um balanço de que precisamos aproveitar todas as oportunidades que a vida nos dá. Poder explorar o mundo e conquistar novos conhecimentos me traz muita alegria”, avalia.

Com pouco mais de dois meses da criação do canal, Fernando diz que a repercussão tem sido incrível e que recebe muitas mensagens positivas. “Através da minha coragem e da minha atitude percebo que inspiro as pessoas com as viagens que compartilho, além de receber mensagens de pessoas que se inspiraram na minha história de vida”, afirma.

No canal, Fernandes já voou, desbravou a natureza, remou até cachoeiras e ultrapassou seus limites. Muitos desses desafios fez na companhia da namorada, a top model Lais Oliveira, com quem está há um ano e meio.

Para os próximos meses, ele diz que o ‘objetivo é mostrar a vida de uma perspectiva diferente’ e que pretende seguir viajando mundo afora e mostrando novos lugares e como a vida pode ser boa mesmo com tantos desafios.

AUTOESTIMA APÓS O ACIDENTE

O modelo Fernando Fernandes, que participou da segunda edição do Big Brother Brasil (Globo, 2002), precisou ficar internado no Hospital São Paulo em julho de 2009 depois de sofrer um acidente de trânsito na região da avenida Indianópolis (zona sul de São Paulo).

Fernandes chegou à unidade com trauma grave de coluna vertebral e, após exames, foi submetido a uma cirurgia. Ele ficou paraplégico desde então.

Porém, isso nunca o abalou por completo. “Nunca perdi minha autoestima independentemente da forma que eu estivesse, e isso me tornou um cara diferente. Olhar para dentro de mim e saber quem eu sou foi uma grande evolução. Quando você usa as motivações externas tanto positivas quanto negativas para te alavancar se torna um ser humano mais forte.”

A paraplegia deu a Fernandes a possibilidade de ingressar no mundo paralímpico. Ele se tornou atleta e hoje acumula títulos como o de tetracampeão mundial, tricampeão panamericano, tetracampeão sul-americano e tetracampeão brasileiro de paracanoagem.

Ele também tem um quadro de aventuras no Esporte Espetacular e atualmente pode ser visto como comentarista das Paralimpíadas de Tóquio pela Globo.

Superação está no DNA do esportista. “Pratico kitesurf, voo livre, paramotor, ciclismo e canoagem, todos eles desenvolvem os meus sentidos de uma forma diferente, alguns mais complexos onde muitas vezes minha vida está em jogo e eu tenho que aprender a lidar com isso”, opina.

“Minha grande missão é transformar a mente das pessoas, dar novos olhos ao mundo quando se fala em capacidade e mostrar que todos nós temos uma maneira particular de fazer aquilo que nós desejamos na vida”, encerra Fernando Fernandes.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem