Celebridades
Descrição de chapéu taleban

Famosos lamentam volta do Taleban ao poder no Afeganistão

As mulheres perdem direitos com os extremistas comandando o país

Mulheres temem perda de direitos com Taleban
Mulheres temem perda de direitos com Taleban - Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Famosos lamentam nas redes sociais a volta ao poder no Afeganistão do Taleban, grupo radical fundamentalista islâmico. Eles derrubaram o governo do país 20 anos após ser expulso do poder pelos Estados Unidos.

A atriz Grazi Massafera, 39, postou fotos de uma mulher afegã com duas filhas usando roupas ocidentais. Ao lado, publicou imagens delas usando burca (vestimenta que cobre todo o corpo).

“Retrocesso desumanidade feminicídios quais nomes usar pra tamanha crueldade? Num mundo que buscamos liberdade”, escreveu a atriz sobre a perda dos direitos das mulheres com os extremistas no poder.

A atriz Dira Paes, 52, publicou no Instagram as mesmas imagens compartilhadas por Grazi Massafera. Ela explicou que obra se chama “O desaparecimento da mulher” foram feitas pela fotógrafa Yemení Boushra Almutawakel. “Este é o reflexo do que ocorrerá com as mulheres no Afeganistão”, afirmou a atriz.

Outra atriz que mostrou preocupação com a situação no Afeganistão foi Alessandra Negrini,50. Ela compartilhou fotos e texto publicado no Instagram do Quebrando o Tabu, que explica o que aconteceu no país. “Situação muito preocupante”, comentou Negrini.

O ator e bailarino Jarbas Homem de Mello, 51, marido de Cláudia Raia, é outro artista que compartilhou nas redes sociais fotos e mensagem tentando explicar o pesadelo que será a vida das pessoas no Afeganistão com a volta do Taleban.

Mello criticou a retirada das tropas americanas do país afegão, o que deixou a população do país em completa vulnerabilidade. “Em outras palavras: retrocesso, desumanidade e feminicídio. Quem mais sofre nessa crise são as mulheres e as crianças, perdendo seus direitos de liberdade e educação. Onde está a ajuda da comunidade global nesse momento tão necessário?”, questiona o artista.

A jornalista e apresentadora o Masterchef Ana Paula Padrão, 55, que já esteve no Afeganistão fazendo reportagem, compartilhou um vídeos no Instagram explicando o que é o Taleban. Um dos vídeos é de uma reportagem que fez para a TV Globo mostrando uma escola clandestina para mulheres.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem