Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Popularidade de Harry e Meghan despenca entre britânicos após Oprah, diz pesquisa

É a primeira vez em que o índice de aprovação do príncipe fica negativo

Harry e Meghan Markle em entrevista a Oprah Winfrey
Harry e Meghan Markle em entrevista a Oprah Winfrey - Joe Pugliese-7.mar.2021/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Michael Holden
Londres
Reuters

A popularidade do príncipe Harry e de sua mulher, Meghan Markle, despencou no Reino Unido e nunca foi mais baixa após sua entrevista explosiva à apresentadora de talk show norte-americana Oprah Winfrey, aponta pesquisa da empresa YouGov, divulgada nesta sexta-feira (12).

Durante a entrevista exibida em 7 de março, Meghan Markle disse que os pedidos de ajuda que fez quando cogitou o suicídio foram ignorados e que um membro não identificado da família perguntou o quão escura a pele de seu filho, Archie, poderia ser.

Já o príncipe Harry, neto da rainha Elizabeth 2ª, se queixou da reação de sua família à decisão do casal de abandonar suas tarefas oficiais. A entrevista reveladora deixou a monarquia de mil anos em sua maior crise neste século e, de acordo com uma pesquisa da empresa YouGov, a posição do casal real ficou abalada após o episódio.

A sondagem revelou que 48% dos 1.664 entrevistados tiveram uma reação negativa a Harry e 45% uma reação positiva, a primeira vez em que seu índice de aprovação fica negativo e uma queda de 15 pontos em relação a uma semana antes. Ao mesmo tempo, só 3 de 10 pessoas tiveram uma visão positiva de Meghan, e 58% formaram uma opinião negativa.

Assim como em outras enquetes realizadas desde a entrevista, surgiu um fosso geracional, já que a maioria das pessoas de 18 a 24 anos gosta de Harry e Meghan e aquelas de mais de 65 têm sentimentos majoritariamente negativos em relação ao casal.

O único outro membro da família que viu sua popularidade cair foi o pai de Harry. A pesquisa apontou que agora 42% têm uma visão negativa do príncipe herdeiro Charles e 49% têm uma opinião positiva. Já a rainha de 94 anos é querida por 80%, e o irmão mais velho de Harry e sua esposa, Kate, são populares com três quartos dos entrevistados.

Outra pesquisa, realizada em parte antes de a entrevista ser transmitida no Reino Unido, descobriu que o apoio à monarquia como um todo quase não mudou –63% apoiam a instituição e 25% querem um chefe de Estado eleito.

Mas surgiram algumas cifras preocupantes para a família real. Entre a faixa etária mais jovem, o apoio a um chefe de Estado eleito é mais alto do que à monarquia em uma proporção de 42% para 37%, embora o YouGov tenha dito que o valor está dentro da margem de erro.

Cronologia do relacionamento de Harry e Meghan

SINAIS DE ALERTAS PARA SUICÍDIO

  • Falar sobre querer morrer, sobre não ter propósito, sobre ser um peso para os outros ou estar se sentindo preso ou sob dor insuportável
  • Procurar formas de se matar
  • Usar mais álcool ou drogas
  • Agir de modo ansioso, agitado ou irresponsável
  • Dormir muito ou pouco
  • Se sentir isolado
  • Demonstrar raiva ou falar sobre vingança
  • Ter alterações de humor extremas

O QUE FAZER

  • Não deixe a pessoa sozinha
  • Tire de perto armas de fogo, álcool, drogas ou objetos cortantes
  • Leve a pessoa para uma assistência especializada
  • Ligue para canais de ajuda

188

É o telefone do Centro de Valorização da Vida (CVV). Também é possível receber apoio emocional via internet (www.cvv.org.br), email, chat e Skype 24 horas por dia

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem