Celebridades

Ana Maria Braga diz que apoia abaixo-assinado contra pernilongos em São Paulo

Apresentadora afirma que sem raquete para matar mosquito 'não dá para dormir nem trabalhar'

 Ana Maria Braga
Ana Maria Braga - Ana Maria Braga no Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No programa Encontro, da manhã desta segunda (14), na Globo, Ana Maria Braga, 71, disse que também está muito incomodada com a explosão no número de pernilongos em São Paulo, especialmente nas proximidades do rio Pinheiros, na zona oeste da capital.

"Já tem até abaixo-assinado dos moradores pedindo para a Prefeitura ações contra o mosquito [..]. Já são quase 20.000 assinaturas pedindo providências [risos], já imaginou. Mas é um horror mesmo. Estou assinando esse abaixo-assinado, eu estou entrando nessa corrente. Socorro", afirmou ela, em tom bem-humorado.

Com uma raquete para matar mosquito em mãos, Ana Maria disse que na capital paulista quem não tem o acessório dentro de casa para acabar com os pernilongos não consegue fazer nada, "nem dormir nem trabalhar".

"A gente está sendo atacado não é por um pernilongo não, mas por muitos pernilongos em todas as regiões que são próximas às margens do rio Pinheiros e do rio Tietê. Às vezes você olha e entra uma nuvem de pernilongo, parece passarinho quando voa junto", afirmou.

TEMPERATURAS ALTAS E MOSQUITOS

A onda de calor em pleno inverno fez explodir o número de pernilongos mais cedo este ano. Moradores cobram mais ações da prefeitura, que afirma ter enviado o fumacê para espantar os mosquitos.

Na última semana, a prefeitura fez a aplicação do fumacê em Pinheiros por três dias, segundo a AMAPP (Associação de Moradores e Amigos dos Predinhos de Pinheiros).

"Depois de insistentes chamadas dos moradores no 156 [canal de atendimento da gestão municipal], a subprefeitura agiu com a aplicação do inseticida e já nos informou que numa próxima etapa fará a aplicação nas bordas do leito do Rio Pinheiros", afirmou o grupo.

"Mesmo assim, é muito importante à continuidade dos cuidados dos moradores e comerciantes com relação à limpeza de suas calhas, calçadas e quintais. Lembrando que os vasos de plantas também podem se te tornar criadouros. A organização, asseio e conservação é uma tarefa de todos", lembrou.

A Prefeitura de São Paulo afirmou que realiza diariamente ações de monitoramento e controle dos mosquitos e que a aplicação de inseticida por meio de termonebulização vem ocorrendo desde início de agosto e continuará nas próximas semanas.

"A Unidade de Vigilância em Saúde Lapa/Pinheiros tem realizado ações de fumacê para o combate aos mosquitos, por meio de Ultra Volume Baixo veicular em toda a região", disse em nota.

Dentre as ações preventivas, segue a prefeitura, estão o monitoramento quinzenal de todos os córregos da região; envio de relatórios mensais à Divisão de Vigilância em Zoonoses e à Subprefeitura local; solicitação de manutenção e limpeza de bueiros e galerias; vistorias nos endereços solicitados; mapeamento e diagnóstico de área, com o cruzamento de informações obtidas em vistorias; aplicação de inseticida em áreas delimitadas.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem