Celebridades

JP Rufino expõe comentários racistas que recebe na web: 'Seres sem noção'

Ator de 17 anos diz que ano de 2020 'precisará de luta'

JP Rufino na pré-estréia do Filme 'Simonal'
JP Rufino na pré-estréia do Filme 'Simonal' - André Horta /Fotoarena/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

JP Rufino foi mais uma vez alvo de comentários racistas nas redes sociais. O ator mirim de 17 anos expôs algumas mensagens que recebeu em seu Instagram, de internautas que se referem a ele como "moleque babaca bancando a vítima".

"Vai estudar e tozar esse cabelo horrível! Para de falar de racismo seu trouxa", diz um dos comentários. "Fodam-se: índios, pretos e pobres! Racistas principalmente (como tu) e Marielle também", afirma outro.

Os comentários vêm acompanhados da foto do internauta e parte de seu nome –o restante foi apagado pelo ator. No entanto, é possível identificá-lo em comentários de outras publicações de JP. O usuário em questão não tem publicações ou seguidores, e por isso é apontado por outros internautas como "fake".

Na publicação, JP afirma que expõe os comentários "para lutar por uma mudança de seres sem noção" e conter "tanto ódio e agressão".

"O respeito (que é bom, eu gosto e inclusive pratico) pra fazer entender que seres como você...tem muito o que aprender", afirma. "O "Moleque" em questão estuda, trabalha (tem carteira assinada) [...] Segue 2020...que pelo jeito que começou, me mostrando o quanto precisará de luta".

Artistas como Daniel Ortiz, Mariana Rebelo, Cacau Protásio e Paula Lima saíram em defesa do ator nos comentários, lamentando o ocorrido.

Em fevereiro de 2018, JP precisou prestar queixar em uma delegacia de crimes de internet no Rio. Ele sofreu um ataque racista em uma rede social enquanto transmitia o desfile da escola de samba Mangueira. Na ocasião, um seguidor publicou o seguinte comentário: "Eca, macaco sambando". Quem viu a mensagem primeiro foi o irmão dele, Serginho, que acompanhava a "live" de casa.

"Tomamos providências, sim, estivemos na delegacia de crimes de internet e fizemos o registro da queixa", disse Martha ao UOL, empresa do Grupo Folha, que edita a Folha, por telefone.

A mãe do jovem ator da Globo revelou que o suposto agressor entrou em contato com a família pedindo para que o post em que Rufino denuncia o ataque racista fosse retirado do ar. Ele alegou que o seu perfil havia sido hackeado.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem