Celebridades

Rosana Jatobá comemora nova fase na carreira e o sonho realizado de ter casa ecológica em SP

Mestre em sustentabilidade, jornalista lançou livro com dicas sobre o tema

Rosana Jatobá em sua casa, em São Paulo

Rosana Jatobá em sua casa, em São Paulo Caio Kitade/Divulgação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Rosana Jatobá, 48, está cheia de novidades. Após passar por telejornais nas emissoras Globo, Band e RedeTV! e de se tornar mestre em sustentabilidade pela USP (Universidade de São Paulo), a jornalista retomou seu contato com o rádio e com o noticiário diário no Jornal da CBN.

Baiana, Jatobá morou até seus 28 anos em Salvador, até que foi convidada a trabalhar como repórter em São Paulo, cidade aonde vive há 20 anos. Recentemente, ela lançou o livro “Atitudes Sustentáveis para Leigos” e realizou o sonho de ter uma casa projetada dentro de conceitos ecológicos, como sempre quis. 

Garota do tempo, repórter, apresentadora e escritora, ela estava dedicada ao talk show Conversa com a Jatobá, na rádio Globo, sobre engajamento ambiental e social, além de eventos ligados ao tema, como consumo consciente e aquecimento global. O programa, porém, acabou em junho, quando houve uma mudança no perfil da rádio e diversas atrações foram descontinuadas. 

Poucos meses depois, em outubro, a jornalista foi convidada para apresentar a segunda edição do Jornal da CBN, ao lado de Roberto Nonato, de segunda a sexta, a partir das 17h. "Confesso que foi uma surpresa esse convite para apresentar o Jornal da CBN, porque imaginei que seria algo ligado à sustentabilidade. Fiquei muito lisonjeada, honrada, porque faço parte de um time de pessoas que admiro", diz Jatobá.

Trabalhar com o noticiário em rádio é uma nova novidade para ela. “Minha escola é a TV, e o rádio tem suas peculiaridades, mas estou adorando a experiência. Como o público já me conhece da TV, há uma ótima interação pelas redes sociais, pelo WhatsApp”, afirma a jornalista.

Ela afirma que o público de rádio não fica mais restrito a ouvir a programação em casa ou no carro. Cada vez mais, as pessoas têm acompanhado pelo computador e pelas próprias redes sociais: "esse contato é enriquecedor". 

Embora o Jornal da CBN seja mais focado no noticiário político e do cotidiano das cidades, Jatobá diz que não se afasta dos temas ligados ao meio ambiente e a sustentabilidade. Ela afirma que a familiaridade com o assunto começou quando foi cobrir uma palestra do ex-vice-presidente Al Gore (1993-2001). Em 2006, o político americano veio ao Brasil para lançar o livro e o filme "Uma Verdade Inconveniente", que levou o Oscar de melhor documentário no ano seguinte. 

"Incrível que depois de tantos anos cobrindo tantos assuntos, eu me senti totalmente impactada com a palestra dele. Eu saí de lá extasiada e fiz um mestrado sobre o tema", rememora Jatobá, que diz ter sentido um chamado grande para o assunto “talvez pelo seu sobrenome Jatobá”. A árvore de mesmo nome é uma das que mais rouba gás carbônico e ajuda a fazer uma limpeza no ar do planeta. 

O desperta para a sustentabilidade faz com que Jatobá se aventurasse no universo da literatura. Em 2009, a jornalista escreveu "Questão de Pele - A Terra como Organismo Vivo” (Novo Século, págs. 320, R$ 34,90), com crônicas sobre a relação do brasileiro com a natureza.

Para o público infantil, em 2016, ela lançou "Coleção Jatobá: Ecoalfabetização”, com Arminda Jardim e ilustrações de Isabel Galvanese, em que ela usa seus filhos gêmeos, Clara e Benjamim, de oito anos, como personagens. 

Em parceria com o arquiteto do Rafael Loschiavo, a jornalista publicou o guia "Atitude Sustentáveis para Leigos" (Alta Books, págs. 240, R$ 59,90) no primeiro semestre deste ano. Jatobá afirma que o livro explica como "você pode se tornar uma pessoa sustentável, pelos seus hábitos e estilo de vida em casa".

A jornalista diz ainda que tudo aquilo está relatado no livro, ela pratica no seu dia a dia. "Não é fácil fazer a catequese sustentável com as crianças [risos]". "A ideia do livro surgiu quando meu filho me repreendeu ao deixar a torneira aberta, mas no dia a dia, eles não entendem muito bem como funciona a economia do uso da água ou sobre o exagero de usar as telas de celulares e games por muito tempo", diz Jatobá.

Recentemente, a jornalista comprou uma casa em São Paulo e a transformou em um ambiente mais sustentável, como sempre sonhou. "Agora tenho painel solar e calhas para coletar a água da chuva que são direcionadas a uma cisterna."

Para finalizar, Jatobá dá algumas dicas, como sempre trocar as lâmpadas por LED, que são mais econômicas, e evitar desperdícios de alimentos, principalmente, de água e de energia".

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem