Celebridades

Perto de completar 100 anos, Orlando Drummond ganha biografia e diz: 'Não se esqueçam de mim'

'Não se esqueçam de mim, porque eu não vou esquecer de vocês', diz ator

O dublador e comediante Orlando Drummond, o Seu Peru

O dublador e comediante Orlando Drummond, o Seu Peru Zo Guimarães/Folhapress

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

​Famoso por interpretar o Seu Peru da Escolinha do Professor Raimundo (Globo), o ator e dublador Orlando Drummond diz que não tem do que reclamar. Perto de completar 100 anos no próximo 18 de outubro, o ator afirma que come de tudo, lê o jornal diariamente, faz passeios pelo shopping, e ainda tem conta no Instagram, com quase 50 mil seguidores e mantida pelos netos.

Entre uma atividade e outra, ele afirma que tira aquela soneca. Deixou o remo e o futebol e conta que agora o seu esporte é a fisioterapia, que faz três vezes por semana. Diz que dirigiu até os 95 anos, mas depois que deu uma raspadinha no carro resolveu se aposentar do volante. Neste ano, ele curtiu o Carnaval em um bloco de rua, que o homenageou por sua extensa carreira.

Aos 99 anos, Drummond afirma que tem que estar com tudo em cima para agradar o seu amor, Glória Drummond, 85, com quem é casado desde 1951. "Sou casado com uma mulher mais nova e exigente. Aprendi a ser exigente com ela. É o meu encanto. Somos eternamente apaixonados”, diz o ator.

O casal se conheceu em junho de 1948, nos bastidores de um programa de rádio de Pedro Anísio, cuja estreia Glória foi prestigiar. "Nos olhamos e ele pediu o meu telefone para o Pedro Anísio, que custou a entregar. Mas ele tanto insistiu que conseguiu", conta ela.

Os dois têm dois filhos, Orlando e Lenita Helena, cinco netos, Marco Aurélio Asseff, Michel Assef Filho, e os dubladores Felipe Drummond, Alexandre Drummond, Eduardo Drummond, e dois bisnetos, Miguel e Mariah.  Glória também ressalta a cumplicidade que existe entre eles.

"Temos um amor e uma amizade muito grande. Um pertence ao outro, depende um do outro para tudo, para viver, para respirar. É uma convivência que a gente cria uma amizade terrível. Ele é muito carinhoso, faz várias declarações de amor todos os dias."

Filho de Alcinda Drummond Cardoso e de Arthur Candido Cardoso, Orlando Drummond tem, ao todo, nove irmãos. Casemiro e Maria Dárida [do casamento entre Arthur e Maria Dárida] e Oswaldo, Virgínia, Risoleta, Edith, Orlando, João e Paulo [do casamento de Arthur com Alcinda]. Orlando é o único vivo, apesar de todos terem vivido bastante, segundo Glória.

“Eu nasci no bairro de Todos os Santos. Bons tempos. Moramos um tempo juntos, depois cada um foi casando e encontrando a sua vida. E dali a gente foi saindo. Eu vim para Vila Isabel quando criança e hoje com a idade que estou ainda moro aqui. Só que casado e com um casal de filhos maravilhosos, Orlando Lima e Lenita Helena”, relembra o ator.

“Minha sogra contava que todos os seus filhos eram bem levados. Eles moraram ali em São Cristóvão também e fugiam para a Quinta da Boa Vista, onde escondiam dos pais nas árvores. Na época de Cosme e Damião, Orlando subia nas árvores, esperava o pessoal colocar doce ali em baixo e descia para comer", diz Glória. 

Durante a conversa com a Folha,  Orlando segurava um pedaço de jornal com anotações: 68 anos de casamento, 60 de dublagem, 70 no rádio e na televisão. Os nomes de seus personagens mais conhecidos, no entanto, não estavam na cola. Ele sabe tudo de cor: Scooby Doo, Alf ("Alf: O ETeimoso"), Popeye, e Vingador ("Caverna do Dragão"), como o dublador, e Seu Peru ("Escolinha do Professor Raimundo"), como ator.

Esse último personagem ainda está no humorístico, sendo interpretado por Marcos Caruso. "Caruso me procurou e eu autorizei [que ele ficasse com o personagem]. Ele ligou para a minha casa. Foi muito bacana, muito leal, uma pessoa muito gentil”, disse Orlando, brincando de fazer os trejeitos de Seu Peru.

Na nova temporada do humorístico, que deve estrear no segundo semestre, o ator fará uma participação especial ao lado de Caruso. "Orlando ficou muito feliz de saber que o personagem continuaria na Escolinha, já que ele não estava mais podendo fazer. Ele foi lá na Globo mostrar os trejeitos para Caruso”, completa Glória.

Orlando Drummond conta que parte do público pensava que fosse homossexual, assim como Seu Peru. E isso, diz ele, nunca o incomodou. "Ganhei o apelido de Seu Peru, as pessoas tinham até dúvidas sobre a minha atuação como homem. Isso aí era só marcar um encontro que a gente resolvia. Mas era muito importante. A aceitação foi grande."

Entre os personagens de desenho animado dublados por ele, Scooby-Doo é seu preferido e o mais longevo. A família do ator junta documentos para que Drummond entre para o Livro Guinness de Recordes por ter dublado o cachorro de Salsicha por 42 anos ininterruptos. "Criei a voz de Scooby conforme a imagem que eu via. Ensaiei três vozes e o diretor escolheu uma. Eu tinha outra força na garganta, que hoje não tenho mais. Cem anos não é mole."

Glória relembra que estava na praia com o marido e com a filha, Lenita Helena, hoje com 66 anos, em uma tarde dos anos 1950 quando ele disse que tinha sido convidado para fazer testes "com uns filmes que vêm de fora e a gente coloca a nossa voz”. Entusiasmado, fez o primeiro. Adorou e engrenou na profissão.

"Comecei na verdade como contrarregra [em 1942]. Fui o melhor de rádio teatro. Passei a fazer umas pontinhas aqui e ali, acabei me habituando e cheguei a papeis melhores. Então, segui minha carreira como rádio ator e dublador. Eu fui dublador por acaso, me adaptei logo, entendi a coisa e fiz grandes dublagens. Foi um sucesso, graças a Deus. E aí deu para crescer para a televisão [...] Quantas vozes eu fiz, quantas coisas que eu fiz e não tomei nota, que passaram no tempo."

Recentemente, Orlando dublou o vilão Vingador em um comercial da Renault, que reviveu o desenho Caverna do Dragão. "Já me esqueci do comercial, mas graças a Deus o público não esquece não. E de tanto falarem, eu acabo me lembrando. Eu não tenho do que me queixar.”

Bastante assediado até hoje quando sai às ruas, o ator termina a entrevista com um sorriso no rosto e com um recado para os fãs: "Não se esqueçam de mim, porque eu não vou esquecer de vocês".

Para eternizar a trajetória de Orlando Drummond, o jornalista Vitor Gagliardo, chefe de reportagem da TV Brasil, prepara o lançamento da biografia "Orlando Drummond - Versão Brasileira", no centenário do ator, em outubro. 

"O projeto tem 340 páginas de texto e 20 para fotografia. Estou aguardando respostas de editoras. Algumas negaram dando como justificativa a crise do mercado de livros”, diz Gagliardo, que conta que a obra vem recheada de histórias profissionais do rádio, TV, dublagem e cinema e da vida do ator.

"Meu método de trabalho foi entrevistas com Orlando, familiares e dubladores. O próprio Orlando tem uma vasta documentação guardada. Além disso, fiz toda uma pesquisa buscando informações divulgadas pela imprensa."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem