Celebridades

Lázaro Ramos lança livro infantil com personagem do Mundo Bita

Obra fala sobre como lidar com sentimentos e conta história de povo africano

Lazaro Ramos em livraria
O ator Lázaro Ramos durante lançamento do livro "Caderno sem Rimas da Maria", na Livraria da Vila, em São Paulo - Greg Salibian - 20.mai.2019/Folhapress
São Paulo

Após escrever dois livros infantis baseados nos filhos João e Maria, o ator Lázaro Ramos, 40, lançará neste sábado (25), no Rio de Janeiro, mais uma obra para crianças. “Sinto o que sinto e a incrível história de Asta e Jaser”, da editora Carochinha, tem ilustrações de Ana Maria Sena e parceria com o desenho Mundo Bita, que tem um de seus personagens, Dan, como protagonista.

“Hoje em dia, falar com crianças e adolescentes, para mim, significa fugir também de uma angústia do mundo adulto, que tem dificuldade para conseguir dialogar”, afirmou Lázaro em entrevista concedida à editora.

O escritor também diz que escolhe temas para o público infantil que ajudem a “plantar uma semente para um futuro de mais diálogo, mais afeto e mais conhecimento dos nossos valores e da nossa história”.

No novo livro, Lázaro fala sobre sentimentos, para ajudar os pequenos a entenderem que é normal sentir raiva, alegria, orgulho, às vezes tudo ao mesmo tempo.

“Mesmo para os adultos, lidar com os sentimentos nem sempre é fácil. Isso é o que Dan, protagonista dessa história e personagem do Mundo Bita, percebe ao longo de seu dia, enfrentando diferentes situações que o fazem ter de encarar uma mistura bastante diversa de sentimentos”, conta.

O personagem ouve de seu avô a história sobre os antepassados, Asta e Jaser, segunda narrativa presente na obra, que fala sobre um povo africano que vive às margens do Rio Omo, na Etiópia.

“Eu acredito que o Rio Omo e o seu povo são trazem a criatividade e a ludicidade na sua existência. E, ao juntar o tema “sentimentos” com o povo do Rio Omo, deu pra falar também sobre ancestralidade, saudade, memórias, que remetem a sentimentos que não constam com tanta frequência nos livros infantis, mas que fazem a diferença na construção da nossa identidade”, afirma.

Sinto o que sinto e a incrível história de Asta e Jaser

  • Preço R$ 34,9
  • Autor Lázaro Ramos
  • Editora Carochinha
  • Lançamento sáb. (25), às 16h (Teatro Oi Casagrande - Rio de Janeiro)
Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias