Celebridades

Allison Mack, da série 'Smallville', se declara culpada de extorsão em caso de culto sexual

Atriz de 36 anos disse a juiz que se envolveu em condutas criminosas

Allison Mack após audiência em tribunal federal no Brooklyn em Nova York
Allison Mack após audiência em tribunal federal no Brooklyn em Nova York - Shannon Stapleton/ Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brendan Pierson
Nova York

A atriz Allison Mack, 36, da série “Smallville”, se declarou culpada, nesta segunda-feira (8), de chantagear duas mulheres como parte de um suposto culto sexual. Os promotores descreveram o caso como uma operação de extorsão que realizava tráfico sexual e outros crimes.

Allison fez sua confissão pelas acusações de extorsão e conspiração perante um juiz em um tribunal federal no Brooklyn, em Nova York, admitindo ter coagido as duas mulheres a realizar serviços sob a ameaçar de divulgar informações prejudiciais a elas. A identidade das vítimas não foi revelada. 

Aparentemente segurando o choro, a atriz, que ficou conhecida por interpretar a jornalista Chloe Sullivan na série “Smallville” (2001-2011), disse que se uniu à organização, liderada pelo guia espiritual autoproclamado Keith Raniere, 58, há uma década para encontrar propósito na vida.

“Ao longo de todo o tempo, eu acreditei que as intenções de Keith Raniere eram de ajudar pessoas”, disse ela. “Eu estava errada. Eu agora percebo que eu e outras pessoas nos envolvemos em condutas criminosas”.

Não houve nenhuma menção na audiência de qualquer acordo da parte de Allison para cooperar com promotores contra Raniere, que deve ser julgado ainda neste mês. 

PRISÃO

A atriz chegou a ser presa no ano passado sob acusações de tráfico sexual, conspiração para tráfico sexual e conspiração para trabalho escravo, mas foi liberada após pagar fiança de US$ 5 milhões (cerca de R$ 19,3 mi). As acusações podem render penas de 15 anos à prisão perpétua.

A seita que Mack é acusada de liderar é conhecida por NXIVM (pronuncia-se nexium) e, segundo a acusação, funcionava sob uma filosofia que prometia sucesso pleno. Seu idealizador, Raniere, também foi preso no ano passado. 

Além de cursos e workshops, a seita tinha um braço mais exclusivo, o DOS. A  principal teoria é que a sigla queria dizer "dominus obsequious sororium", que em latim quer dizer "mestre das mulheres escravas". Era justamente nesse setor mais obscuro que Mack teria sido convidada a participar como recrutadora.

De acordo com a revista americana Variety, as mulheres selecionadas passavam por um ritual de passagem. Elas eram marcadas na região pélvica com uma caneta de cauterização. As marcas eram as iniciais KR (Keith Raniere) ou AM (Allison Mack). 

Durante o procedimento, as pessoas da seita geralmente colocavam suas mãos sobre seu peito e diziam frases como: "sinta a dor" e "pense no seu mestre". Nuas, elas faziam um voto de lealdade ao seu guru. Sua submissão era reforçada com fotos nuas que eram guardadas pelo grupo.

Reuters
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem