Celebridades

Prestes a completar 87 anos, Silvio Santos ganha nova biografia com depoimento de famosos e fotos históricas

O apresentador e empresário Silvio Santos
O apresentador e empresário Silvio Santos - Moacyr Lopes Júnior 18.06.2013/Folhapress


  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Prestes a completar 87 anos na na próxima terça (12), o apresentador Silvio Santos acaba de ganhar uma nova biografia. Dessa vez, a vida de um dos homens mais importantes do Brasil e da televisão está registrada no livro "Silvio Santos - A Biografia", de Marcia Batista e Anna Medeiros, que será lançado neste sábado (9) em São Paulo.

"O trabalho de cobrir a vida de um homem que praticamente é a história da televisão é homérico. Foi por essa razão que no início de 2017 convidei minha amiga Anna para finalizarmos juntas as pesquisas e acelerar a publicação do livro", disse Batista.

A obra reúne fotos, dados históricos e depoimentos de personalidades que fizeram parte da trajetória do apresentador, como Mara Maravilha, Leão Lobo e Carlos Alberto de Nóbrega. 

O lançamento oficial do livro será neste sábado (9) na Saraiva do shopping Pátio Higienópolis, na zona oeste de São Paulo. Em entrevista ao "F5", Marcia Batista comentou sobre a obra.

"F5" - Quanto tempo levou para reunir fotos, depoimento e entrevistas?
Marcia Batista
- Pesquiso sobre Silvio há muitos anos, mas comecei a reunir efetivamente o material para este livro em meados de 2011/2012. Foram mais de seis anos debruçada nisso. Sempre foi meu objetivo realizar este livro.

Quais as maiores dificuldades em reunir e organizar esse material?
O mais difícil foi corrigir as lacunas e erros históricos. O trabalho de cobrir a vida de um homem que praticamente é a história da televisão é homérico. Por essa razão convidei Anna, no início de 2017, para finalizarmos juntas as pesquisas e acelerar a publicação do livro. Para conversar com os artistas e profissionais ao redor de Silvio não tive dificuldade nenhuma. Cheguei neles por intermédio de amigos queridos e diversos contatos que a profissão me proporcionou ao longo desses anos. Como diz minha mãe, quem tem amigos tem tudo!

Tem receio de que Silvio não aprove a obra ou parte dela?
Sim, havia um certo receio à princípio. Mas sabendo que Silvio não concede entrevistas, e sendo o intuito dessa biografia homenageá-lo, optamos por não buscar esse caminho. Preferimos fazer a pesquisa e as entrevistas nos bastidores do SBT com o intuito de conhecer mais sobre o lado humano dele. Esse foi o grande diferencial do nosso livro. É uma biografia minuciosamente pesquisada e com olhar de quem convive com ele. Foi surpreendente porque todos que abordei quiseram ajudar prontamente.

Vocês conversaram com Silvio Santos?
Quando o livro estava praticamente finalizado, levei uma prova para a assessora dele e, para minha surpresa, o próprio Silvio me telefonou para agradecer e elogiar. Nos falamos duas vezes e Silvio  pediu inclusive para o SBT divulgar o livro nos intervalos comerciais da emissora. O reconhecimento do Silvio é muito significativo e gratificante, maior e mais importante do que qualquer autorização prévia que o livro pudesse ter.

SILVIO SANTOS - A BIOGRAFIA
AUTORAS Marcia Batista e Anna Medeiros
EDITORA Universo do Livro
QUANTO R$ 39,90 (270 págs.)
LANÇAMENTO sábado (9), a partir das 15h, na Saraiva do shopping Higienópolis (av. Higienópolis, 618, Higienópolis)

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias