Celebridades

Justiça nega pedido da Câmara para que Gentili retire vídeo do ar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Tribunal Federal Regional Federal da 1ª Região negou um pedido da Câmara dos Deputados para retirar da web o vídeo que mostra o apresentador Danilo Gentili rasgando uma notificação da Procuradoria Parlamentar em nome da deputada Maria do Rosário.

Na publicação, feita no dia 29 de maio, o humorista ainda colocou os papéis em sua cueca, dizendo que enviaria de volta "com cheirinho especial". Segundo o blogueiro Miguel Arcanjo Prado, do "UOL", o vídeo de Danilo Gentili irritou a direção do SBT, que considerou o conteúdo "obsceno e imaturo".

Danilo Gentili em vídeo divulgado no YouTube falando sobre notificação extrajudicial que recebeu em nome da deputada Maria do Rosário (PT)
Danilo Gentili em vídeo divulgado no YouTube falando sobre notificação extrajudicial que recebeu em nome da deputada Maria do Rosário (PT) - Reprodução YouTube/Danilo Gentili

Em sua decisão, a juíza federal substituta Luciana Raquel Tolentino de Moura argumentou que as palavras e gestos veiculados pelo apresentador, pessoa de grande visibilidade nas mídias sócias e televisão, ainda que deselegantes, não trazem, a bem da verdade, qualquer ofensa à autora que não aquelas que, infelizmente, aparecem vez que outra no embate político entre representante e representados.

A juíza ainda afirmou que a medida buscada pela Câmara tinha caráter repressor, censor, própria das ditaduras. O Poder Judiciário não se presta a tal mister, de censurar a indignação manifestada por cidadão, ainda que se discorde do teor de algumas palavras e gestos. Entretanto, nessa atitude do réu não vejo nenhum motivo razoável para censurar-lhe seu direito à livre manifestação de indignação com os políticos que nos representam. Isso é próprio das democracias, mas fortemente reprimido nas ditaduras, completou ela, que ainda citou palavras do apresentador.

O litigado disse algumas palavras que representam, em certa medida, o pensamento e o anseio de milhões de brasileiros. E são absolutamente verdadeiras tais afirmações, a saber: que são os cidadãos que pagam o salário dos ilustres parlamentares; que estes não podem mandar calar àqueles; que o brasileiro nunca admita, nunca aceite que qualquer Deputado, Senador, Prefeito ou Governador diga se você pode ou não falar alguma coisa; que todos esses exercentes de cargo público são funcionários públicos a serviço do povo e que não é povo que está a serviço deles.

O vídeo em questão, porém, já se encontra fora do ar. Em junho, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul determinou que Gentili retirasse o vídeo, sob pena de multa diária. O desembargador Túlio de Oliveira Martins classificou o conteúdo como de natureza misógina, representando agressão despropositada a uma parlamentar e às instituições, materializando-se virtualmente em crime que, se for o caso, deverá ser apurado em instância própria.

GENTILI REAGE

Em seu Facebook, Danilo Gentili comentou a decisão do TRF.

"Repetindo: Nunca aceite que qualquer deputado, senador, prefeito ou governador diga se você pode ou não falar alguma coisa. O povo não deve temer seu governo. O governo é que deve temer seu povo", escreveu ele nesta quarta-feira (19).

Procurada pelo UOL, a Câmara dos Deputados disse que "ainda não recebeu o comunicado sobre a decisão".


Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias