Bispo da Universal se inspira em 'Cinquenta Tons de Cinza' após Edir Macedo criticar franquia
Às vésperas do Dia dos Namorados, o bispo Edir Macedo preparou seus fiéis: havia uma explicação para o sucesso de "Cinquenta Tons de Cinza", o livro sobre uma relação sadomasoquista entre a recatada estudante de literatura Anastasia Steele e o milionário enigmático Christian Grey.
"Como pode um livro que todos consideram horrível se tornar um fenômeno financeiro? É simples: demônios da perversão", dizia um texto reproduzido no blog do líder da Igreja Universal do Reino de Deus –a autoria é da escritora americana Evelyn Higgibotham, casada com um bispo americano da Universal.
Neste mês, contudo, a apimentada franquia inspirou o lançamento "50 Tons para o Sucesso", livro lançado com alarde no Templo de Salomão, em São Paulo, que emula a construção bíblica destruída duas vezes em Jerusalém.
A publicação, do bispo Jadson Edington, promete entregar "conselhos para uma vida próspera", com 50 atitudes que levariam o leitor à bonança financeira.
O líder evangélico promove às segundas-feiras o "Congresso para o Sucesso" no templo da Universal. Para promover seu lançamento, divulga na internet máximas como: "O problema não é ganhar dinheiro, o problema é ter amor ao dinheiro, ser apegado a ele".
"O título do meu livro é mera provocação aos leitores", conta o bispo Jadson ao "F5". "Uma rápida busca em qualquer livraria traz inúmeros exemplos de nomes de obras que trazem referência a outras, mas sem qualquer ligação de conteúdo entre elas, como, por exemplo, "A Bíblia de Vendas", ou "A menina que não sabia ler".
Ele diz nunca ter lido "Cinquenta Tons de Cinza" e, por isso, sem incapaz de opinar sobre seu conteúdo.
"Não acredito, sinceramente, que seja possível comparar meu livro com o citado romance. Tenho convicção de que os leitores –bem como a cara jornalista– entenderão a simples ironia embutida no título."
A página do Facebook que divulga "50 Tons de Sucesso" reúne fotos de leitores como o secretário de Esporte do Estado de São Paulo, Jean Madeira, membro da Universal. Segundo o autor, mais de 200 mil pessoas adquiriram um exemplar no Brasil, e há 100 mil cópias encomendadas para o México e 50 mil para os Estados Unidos. Por aqui, o livro custa R$ 29,90.
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