Angelina Jolie retira ovários e trompas para evitar câncer
A atriz americana Angelina Jolie, 39, se submeteu a uma operação para retirar os ovários com o objetivo de prevenir o câncer, uma doença que causou a morte de sua mãe, sua avó e sua tia.
Há dois anos, Jolie já havia se submetido a uma dupla mastectomia também com o objetivo de evitar a doença.
Ela foi operada na semana passada para retirar os ovários e as trompas, segundo a própria atriz explicou em artigo publicado nesta terça-feira (24) no jornal "The New York Times". De acordo com Jolie, os médicos indicaram que ela tinha 50% de chances de ter câncer no ovário em razão de mutações genéticas.
"Estive planejando isso durante algum tempo. É uma operação menos complexa que a mastectomia, mas seus efeitos são mais duros. Coloca a mulher em uma menopausa forçada", escreveu a atriz, no artigo, de título "Angelina Jolie Pitt: diário de uma operação".
"Eu não poderei mais ter filhos e espero mudanças físicas. Mas eu me sinto à vontade com o que vier, não porque sou forte, mas porque isso é parte da vida. Não é algo para se ter medo", escreveu a artista, ganhadora do Oscar de melhor atriz coadjuvante em 1999.
A atriz afirmou tomou a decisão de anunciar a cirurgia publicamente para que "outras mulheres em risco conheçam as opções que existem".
"Há dois anos escrevi sobre minha escolha de submeter-me a uma dupla mastectomia preventiva. Um simples teste de sangue revelou que tinha uma mutação genética (...) com um risco estimado de 87% de sofrer câncer de mama e 50% de câncer de ovários. Perdi a minha mãe, minha avó e minha tia para o câncer", comentou no texto.
"Sei que meus filhos nunca terão que dizer: 'Minha mãe morreu de câncer nos ovários'", concluiu a atriz, mãe de seis crianças com o ator Brad Pitt.
Comentários
Ver todos os comentários