Celebridades

Cansado de 'discursos de ódio', ator Alexandre Nero se despede do Facebook

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alexandre Nero, 44, resolveu tornar pública nesta semana sua decisão de se afastar do Facebook.

Segundo contou na própria rede social, ele está cansado de ler os "discursos de ódio" de alguns usuários do site.

"É o momento de me despedir do Facebook. Este perfil irá se transformar em Fanpage [página dedicada a fãs] e não será mais administrada por mim", contou. "Sai a pessoa física, e entra a jurídica. Fica o que o Facebook quer. Dinheiro."

Em sua justificativa, o ator lembrou do linchamento de uma mulher por causa de um rumor que se originou no Facebook e disse que, mesmo com toda a indignação que o fato gerou, no dia seguinte já começou a ver pessoas julgando o comediante Renato Aragão no site com base em uma nota publicada na imprensa.

"Por que o Facebook, e não o Twitter ou o Instagram (ainda)? Porque o Facebook é a única rede social que me faz obrigatoriamente ver postagens de pessoas que não quero", explicou. "Ele serve para fazer 'amigos' e por isso essas conexões acontecem."

"Um sujeito que é racista/homofóbico/imbecil pode ser 'amigo' do meu primo de quinto grau, e o Facebook coloca o discurso de ódio dele na minha timeline, porque o idiota do meu primo de quinto grau comentou seu post", continuou. "Ou seja, para o Facebook somos todos um só. Não! Eu não sou, ou pelo menos não quero ser como esse sujeito. Por isso, saio para não precisar mais dizer NÓS, e sim ELES."

O ator, que será um dos protagonistas de "Falso Brilhante", comentou ainda que o fato de estrelar a próxima novela das 21h da Globo pesou, já que ele será "gratuitamente" amado e odiado.

"Desculpem, mas não quero participar do meu linchamento", disse.

Leia abaixo a íntegra do desabafo do ator



EU NÃO TENHO FACEBOOK!!!!!

Ontem me deparei com algo que, poucas vezes, tenha me estarrecido tanto. Não por ter sido novidade pra mim, mas acredito por ter sido a "minha gota d'água".

Uma mulher foi assassinada por NÓS por que foi confundida com um retrato falado, que SUSPEITAVAM ser um crime e não passava de um BOATO, que surgiu aqui, no Facebook.

O país ficou chocado! E o reflexo disso soou aqui mesmo, no Facebook. Pessoas postavam o vídeo do linchamento ao vivo, se mostrando indignados. "Um absurdo!", "Onde vamos parar?", "Temos que acabar com essa violência gratuita.", "Estamos no fundo do poço", foram alguns dos comentários. Eu, sempre tentando usar meus posts a fim de, com humor, demonstrar NOSSA ignorância, "brinquei":

- Hoje tá indignado com os linchadores da mulher no Guarujá (que se acham justiceiros), mas amanhã já tá compartilhando notinha de jornal e fofoca de blog como se fosse verdade absoluta, né?!

Em menos de 24 horas, aqui mesmo, no Facebook, NÓS (inclusive algumas que tinham "curtido" meu post) estávamos LINCHANDO um cidadão, que por ser um artista, que trabalha há mais de 40 anos numa emissora de TV, se tornou uma celebridade, e a notícia se espalhou como câncer. Notícia essa que não temos a menor ideia se era verdade ou não. Claro, estou falando da notícia de que Renato Aragão havia, segundo um blog: "maltratado um manobrista de um shopping e forçado a demissão do mesmo".

Essa notícia é impossível ser verdade? Claro que não! Afinal ele é um ser humano, como todos NÓS, e como TODOS NÓS, pode ter sido grosseiro gratuitamente, cruel, e perverso, e um grande filho da puta. Mas NÓS nem sequer ouvimos o outro lado. Aliás, nem ouvimos lado nenhum. Apenas lemos e saímos acreditando na primeira notícia que é dada. Já saímos LINCHANDO o cidadão como se a notícia (ou boato?) fosse irrevogável. Não estou entrando aqui no mérito dele ser um artista (inclusive, na minha opinião, um artista fundamental para a história do cinema e da televisão brasileira), e sim um cidadão que NÓS estávamos LINCHANDO SEM PROVAS, e isso em menos de 24 horas TERMOS MATADO uma inocente pelo mesmo motivo, e o mais chocante, estávamos "chocados" com aquele NOSSO ato. NÓS esquecemos, em menos de 24 horas, um assassinato que COMETEMOS.

Foi a minha gota d'água.

É o momento de me despedir do Facebook. ESSE PERFIL IRÁ SE TRANSFORMAR EM FANPAGE E NÃO SERÁ MAIS ADMINISTRADA POR MIM. Sai a pessoa física, e entra a jurídica. Fica o que o Facebook quer. Dinheiro.

Pq o Facebook, e não o Twitter ou o Instagram (ainda)? Pq o Facebook é a única rede social que me faz obrigatoriamente ver postagens de pessoas que não quero. Ele serve para fazer "amigos" e por isso essas conexões acontecem. Um sujeito que é racista/homofóbico/imbecil pode ser "amigo" do meu primo de quinto grau, e o Facebook coloca o discurso de ódio dele na minha timeline, pq o idiota do meu primo de quinto grau comentou seu post. Ou seja, PARA O FACEBOOK SOMOS TODOS UM SÓ. Não! Eu não sou, ou pelo menos não quero ser como esse sujeito. Por isso, saio para não precisar mais dizer NÓS, e sim ELES.

ABRE PARÊNTESES

Há muito tempo parei de torcer para time de futebol. Como todo brasileiro, adoro futebol. Eu me dizia corintiano. Quando eu tinha uns 17, 18 anos vi uma cena num telejornal onde um grupo de corintianos brigava com um grupo do Santos. Depois da briga ter acabado um dos corintianos, indo embora, chutou a cabeça de um rapaz do torcedor do Santos desmaiado. Uma câmera noturna registrou tudo e o rapaz foi identificado e preso. Ao ser perguntado o por que daquilo, ele respondeu: "Pq ele estava com a camisa do Santos". Aquilo, foi pra mim, a gota d'água para os times e torcedores. Hoje torço para o futebol. Não me interessa quem ganhe, eu torço para assistir um bom jogo, e ponto.

FECHA PARÊNTESES

Me despeço do Facebook pelo discurso de ódio que tem sido cada vez mais constante, e compartilhado, não que nas outras redes sociais ou blogs não exista. Há ódio na internet. Não apenas aquele "clássico" sobre cor ou religião, futebol e política. As pessoas se odeiam. Com todas as forças possíveis. Um fato ocorre envolvendo seres humanos e basta para os comentários no Facebook esfarelarem a vida dos incautos. Todos não prestam, todos são corruptos, ou ruins, ou ricos demais, ou pobres, ou metidos ou incompetentes em sua profissão.......mas nos outros consigo "filtrar" melhor, pois não se mistura amigos com "amigos".

Essa atitude também tem a ver com o fato de que, conscientemente, logo, eu serei o alvo desse discurso. Sim, pois esse ano talvez eu seja a terceira pessoa mais odiada do país. Primeiro virá o Felipão que, coitado, ganhando será amado por uns, e odiado pelos #NãoVaiTerCopa. Se perder, será odiado por todos. Depois a Dilma, e quem quer que esteja disputando com ela (nesse caso sobrará ódio para todos), e depois, provavelmente eu, que pela primeira vez irei sentir na pele o que é protagonizar uma novela das 21h da Rede Globo.

Gratuitamente serei amado e odiado como poucos no país. Estar bem ou mal no papel ou a novela ser boa ou ruim, não importa. O que importa aqui é os "OdeioNovela", e os "AmoNovela", "Odeio a Globo" e os "Amo a Globo".

Provavelmente irão aparecer "fotos sensuais" minhas que não são minhas, "vídeo íntimo", "filhos bastardos", "amantes", dívidas, processos, etc...

Manchetes em blogs "inocentes" do tipo:

"Ator vai a praia e mostra pneuzinhos/barrigão/má forma" ou afins
"Ator toma café na padaria"

E manchetes em blogs de "jornalismo investigativo", dando furos:

"Ator faz declaração racista/homofóbica/machista"
"Ator maltrata atendente/garçom/manobrista/animais"
"Ator compara atendente, garçons e manobristas a animais"
"Ator tem sido arrogante/metido/pedante"
"Ator foi visto com menina menor de idade"
"Ator foi visto com meninO loiro e musculoso"
"Ator é sócio de Lulinha na Friboi"
"Ator está envolvido no mensalão do PSDB e do PT"

"ATOR ESCREVE POST NO FACEBOOK E DESABAFA".... e ao fim o comentário do "jornalista"..... "ATOR SE SENTE MUITO IMPORTANTE COMO NOVO PROTAGONISTA DA GLOBO E ACHA QUE O MUNDO ESTARÁ CONTRA ELE"

Desculpem, mas não quero participar do meu linchamento.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias