Celebridades

Paulo Bonfá comemora mudanças e 'democratização' do Risadaria

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A quarta edição do festival de humor Risadaria, que será realizado de 14 a 23 de junho em São Paulo, está revista e ampliada. Desta vez o evento será fora da Bienal, com programações espalhadas em 15 diferentes pontos da cidade, e terá duração de dez dias --antes, eram apenas quatro. Outros números mostram o salto ousado: em 2012 estiveram presentes quase 40 mil visitantes; para este ano, estima-se um público de 300 mil pessoas.

"A cada ano estávamos em um crescimento orgânico bem sensível, e sentimos que o prédio (da Bienal) ficou pequeno e que tínhamos uma relevância que nos permitia espalhar o evento pela cidade, o que sempre foi uma ideia nossa", explica Paulo Bonfá, idealizador do Risadaria.


Bonfá comemora o crescimento e a "democratização" do festival, como ele mesmo diz. Além do aumento de público, a edição conta com diversas atrações gratuitas, na tentativa de trazer ainda mais pessoas para consumir a comédia como cultura. "Temos conteúdo para todas as idades, todos os sexos, é bem democrático", analisou.

Ao comentar o gasto com as atividades gratuitas, Bonfá explica que, ao espalhar o evento, conseguiu ocupar a cidade e suas estruturas. "Na Bienal, tínhamos que construir muita coisa, até um teatro. Era necessário levar a infraestrutura. No cenário atual, a gente ocupa os espaços da cidade e consegue usar racionalmente os recursos". Nos locais de acesso restrito, a faixa de preços geralmente é de R$ 30 (R$ 15 a meia).

Bonfá dá a aposta como certa ao citar o que chama de "DNA irreverente do brasileiro". "O Risadaria é, desde o ano passado, o segundo maior evento do mundo, mesmo sendo realizado em português --o maior é do Canadá, Just for Laughs, que tem 35 anos de criação".

"DISNEYLÂNDIA X ROCK IN RIO"

O Risadaria pode ser dividido em dois, segundo análise do idealizador: há o lado "Disneylândia" e o lado "Rock In Rio". O primeiro está relacionado às exposições e acervo do evento (este ano, "Porta dos Fundos" e "TV Pirata" ganham exibições). O outro representa as apresentações ao vivo.

No departamento "Rock In Rio", um dos destaques é o "Encontros Gozados", que reúne artistas de diferentes nacionalidades e disciplinas --comediante, palhaço, mímico, stand-up-- em espetáculos solos com sessões que nunca se repetem. Para Bonfá, a vantagem do show é a "competição" que se cria entre os artistas. E, com isso, o aumento da qualidade dos shows.

"Nenhum humorista quer ser o menos engraçado, então eles levam suas melhores piadas para o espetáculo", disse.

Outra novidade para 2013 são as apresentações que mesclam humor e música e terão como palco o Café Piu-Piu. "Sempre pensamos em colocar uma performance musical, mas por questões técnicas isso era impossível em outras edições", explicou.

O evento terá, ainda, cinema, programação voltada para o público infantil e debates mediados por comunicadores --são nove com temas variados. Na quinta-feira (20), no Conjunto Nacional, será lançada a discussão "Qual é a graça da piada", que aborda a existência do famigerado limite do humor. Este ano, o homenageado é o apresentador Carlos Alberto de Nóbrega --em 2012 foi o humorista Chico Anysio.

PROJETO ITINERANTE NA GAVETA

Uma das intenções dos organizadores do evento é ampliar ainda mais o Risadaria ao transformá-lo em um festival itinerante, que pudesse percorrer o Brasil. O plano, porém, segue apenas como uma ideia.

"A dificuldade é a captação de recursos, e ainda não temos apoio o suficiente para conseguir", afirmou Bonfá.

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