Bichos

Panda gigante dá à luz gêmeos em zoológico de Madri; veja imagens

Instituição classificou nascimento como 'contribuição à conservação'

Panda gigante dá à luz gêmeos em zoológico de Madri
Panda gigante dá à luz gêmeos em zoológico de Madri; animais serão totalmente dependentes da mãe por cerca de 4 meses - Instagram/ zoo_aquarium_madrid
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Madri
AFP

Uma panda gigante deu à luz dois filhotes gêmeos nesta segunda-feira (6) no Zoológico de Madri, fato considerado pela instituição como "uma grande contribuição" para a conservação desta espécie em vias de extinção.

O Zoo Aquarium de Madrid indicou em comunicado que a fêmea Hua Zui Ba deu à luz o primeiro filhote por volta das 8h30, após mais de quatro horas do parto, enquanto o segundo veio ao mundo após o meio-dia.

Nas imagens do nascimento, a fêmea aparece expelindo o primeiro filhote, um pequeno animal sem pelos e de pele rosada que emitia guinchos altos, depois lambendo para limpá-lo e colocando-o no colo.

Os recém-nascidos "ficarão totalmente dependentes da mãe nos próximos quatro meses" até que possam andar por conta própria, explicou o zoológico.

Dois técnicos da Base de Reprodução de Pandas de Chengdu, na China, ajudarão os veterinários locais a cuidar dos gêmeos, cujo sexo ainda não foi determinado, segundo o comunicado.

O casal de pandas gigantes Hua Zui Ba e seu parceiro Bing Xing tiveram quatro outros filhotes no passado. Este novo nascimento "constitui uma grande contribuição no campo da conservação de espécies ameaçadas", acrescentou o zoológico.

A reprodução dos pandas, tanto em cativeiro quanto na natureza, é complicada, segundo os especialistas, com períodos anuais de cio muito curtos para as fêmeas.

O panda gigante é uma espécie vulnerável, de acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza, com menos de 2.000 espécimes restantes em seu habitat.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem