Bichos

Baleia-franca identificada em SC é avistada perto da Antártica

Esta é a primeira vez que o animal catalogado no Brasil é visto na região

Vista aérea de baleias-francas no litoral de Santa Catarina
Vista aérea de baleias-francas no litoral de Santa Catarina - Carolina Bezamat/Divulgação
São Paulo

Uma baleia-franca identificada em 2007 no Morro dos Conventos, em Araranguá, no sul de Santa Catarina, foi avistada em uma área de alimentação da espécie, próximo à Antártica. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (25) pelo Projeto Franca Austral.

A pesquisadora e diretora do projeto, Karina Groch, disse que esta é a primeira vez que uma baleia catalogada no Brasil é avistada em uma das áreas de alimentação das baleias-franca no Atlântico Sul, já que aqui no país elas não se alimentam.

“A descoberta foi feita por meio da comparação de fotos aéreas do Catálogo Brasileiro de Fotoidentificação de Baleias-Franca, com fotos obtidas durante a expedição Braveheart, realizada em janeiro de 2020 pela equipe do South Georgia Right Whale Project”, disse

O monitoramento das baleias faz parte de um projeto multinacional, que tem colaboração de pesquisadores de vários países. Saber onde a baleia-franca se alimenta é um fator importante para a pesquisa, porque a espécie só vem para a costa brasileira ter seu filhote se estiver bem alimentada.

O catálogo brasileiro contém cerca de 1.000 baleias-francas identificadas. As fotos do Brasil foram comparadas com 17 animais catalogados nas Ilhas Geórgias do Sul. As expedições de pesquisa à região são muito onerosas e difíceis de fazer por ser uma área remota e com condições climáticas adversas na maior parte do tempo.

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem