Bichos

Incêndios florestais que atingem a Austrália já mataram metade dos coalas da ilha Kangaroo

Chamas atingiram cerca de um terço da ilha nos últimos dias

Coala resgatado com queimaduras durante incêndios na Austrália
Coala resgatado com queimaduras durante incêndios na Austrália - Hospital Koala Port Macquarie
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Glenda Kwek
Sydney

Pelo menos metade da população de coalas na Austrália, que não está sofrendo uma doença mortal e é a chave para “garantir” o futuro da espécie, teria morrido desde o início dos incêndios que devastam uma ilha santuário, afirmaram neste domingo (5) os serviços de resgate.

A ilha Kangaroo, uma área natural turística na costa do estado da Austrália Meridional, abriga muitas espécies nativas, incluindo coalas, cuja população é estimada em 50.000 indivíduos.

Os incêndios catastróficos que assolam o sudeste do país há quatro meses mataram centenas de milhares de animais nativos apenas no estado de Nova Gales do Sul, segundo os cientistas.

Nos últimos dias, as condições pioraram. Um incêndio se espalhou rapidamente na ilha Kangaroo e destruiu 170.000 hectares na sexta-feira (3), um terço da ilha.

“Mais de 50% (da população) desapareceu”, afirmou à AFP Sam Mitchell, do parque natural da Ilha Kangaroo, que está arrecadando fundos para tratar coalas feridos.

“As feridas são extremas. Outros ficaram sem habitat para ir, então morreram de fome nas semanas seguintes”.

Segundo um estudo da Universidade de Adelaide publicado em julho, os coalas da Ilha Kangaroo são especialmente importantes para a sobrevivência das espécies na natureza, pois são o único grupo importante que não sofre de clamídia, uma infecção bacteriana assintomática que pode causar cegueira, esterilidade e morte.

“São um seguro para toda a população [de coalas]”, contou à AFP Jessica Fabijan, que conduziu a investigação.

De acordo com a cientista, os incêndios virulentos em Nova Gales do Sul e na região de Gippsland, no estado de Victoria, onde vivem as maiores comunidades de coalas, também acabarão com muitos outros animais.

“É uma das maiores tragédias para a população desde o final do século 19, quando foram caçados por suas peles”, alertou.

Por não sofrer de clamídia, os coalas da ilha não podem ser transferidos, disseram as autoridades estaduais. Os veterinários estão cuidando de animais feridos na mesma ilha.

AJUDA

O ator Hugh Jackman, 51, que é australiano, prestou uma homenagem aos bombeiros que têm trabalhado para combater os incêndios florestais que atingem seu país natal desde setembro, deixando milhares de desabrigados. Ao menos 20 pessoas morreram

“Queremos expressar nossa profunda gratidão às pessoas, na Austrália, que lutam contra esses devastadores incêndios. Nossos corações estão com todos os impactados. Pessoas que perderam casas, negócios e entes queridos. Essa é uma enorme tragédia para nosso país”, afirmou o intérprete de Wolverine no Instagram. 

A cantora Pink, 40, também usou suas redes sociais neste final de semana para anunciar a doação de US$ 500 mil (cerca de R$) aos bombeiros australianos envolvidos nas ações de combate aos incêndios. Ela também compartilhou uma lista com as bases dos Bombeiros que estão recebendo doações. 

AFP
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem