Bichos

O novo besouro que foi batizado em homenagem a Greta Thunberg

A ativista Greta Thunberg
A ativista Greta Thunberg - Frederic J. Brown-11.oct.2019/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu BBC News Brasil

Uma espécie de besouro recém-descoberta recebeu o nome da jovem ativista climática Greta Thunberg. A Nelloptodes greta tem pouca semelhança com sua xará —tem menos de 1 mm de comprimento e não possui olhos.

O inseto, no entanto, tem duas antenas longas parecidas com tranças. O cientista Michael Darby disse que escolheu o nome porque ficou "imensamente impressionado" com a campanha ambiental da adolescente sueca.

A N. gretae foi encontrada pela primeira vez no Quênia na década de 1960 por William Block, que doou suas amostras para o Museu de História Natural de Londres em 1978. Ela está presente em uma das coleções do museu desde então.

Nelloptodes greta não tem muita semelhança com a ativista climática Greta Thunberg
Nelloptodes greta não tem muita semelhança com a ativista climática Greta Thunberg - Michael Darby/Pemberley Books/AFP

​Darby estava estudando essa coleção quando deparou com espécies ainda sem nome. Ao nomear o besouro em homenagem a Thunberg, ele disse que "queria reconhecer sua excelente contribuição para aumentar a conscientização sobre questões ambientais".

Agora, o inseto foi formalmente nomeado na Revista Mensal de Entomologia. Max Barclay, curador sênior do museu responsável pelo setor de besouros, disse que o nome era adequado porque "é provável que espécies desconhecidas estejam sendo perdidas o tempo todo, antes mesmo que os cientistas as tenham identificado, devido à perda da biodiversidade".

"Portanto, é apropriado nomear uma das mais recentes descobertas em homenagem a alguém que trabalhou tão duro para defender o mundo natural e proteger as espécies vulneráveis", acrescentou.

QUEM MAIS TEM UM ANIMAL COM SEU NOME?

Para os cientistas, nomear espécies recém-descobertas com seus próprios nomes não pega muito bem, portanto eles precisam ser mais criativos. É por isso que agora temos um parasita com o nome de Bob Marley (Gnathia marleyi), um gênero de peixe chamado Richard Dawkins (Dawkinsia) e um pequeno grupo de espécies —algumas vivas, outras extintas— com o nome de David Attenborough.

Às vezes, animais recebem o nome de celebridades que os cientistas admiram, como o besouro N. gretae, ou uma aranha chamada Spintharus leonardodicaprioi. Outras vezes, é porque a celebridade é conhecida por ter um carinho especial por esse animal — como no lêmure batizado depois do ator John Cleese, Avahi cleesei.

BBC News Brasil
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem