Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Bichos

Autoridades iniciam cerimônia de contagem dos cisnes da rainha Elizabeth 2ª em Londres

A contagem dos cisnes da rainha britânica perdura há 800 anos.

Autoridades fazem censo anual dos cisnes da rainha Elizabeth 2ª
Autoridades fazem censo anual dos cisnes da rainha Elizabeth 2ª - Toby Melville-15.jul.2019/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Toby Melville Helena Williams
Shepperton
Reuters

Autoridades reais vestidas com trajes escarlate foram ao rio Tâmisa em barcos tradicionais nesta segunda-feira (15) para a cerimônia anual do "Swan Upping", a contagem dos cisnes da rainha britânica, que perdura há 800 anos.

Equipes em esquifes antiquados remarão através de um trecho do rio ao longo dos próximos cinco dias para realizar o censo anual das aves, gritando "todos contados" quando se depararem com um cisne-branco e sua família.

Em seguida, os cisnes e seus filhotes serão contados, pesados e examinados em busca de ferimentos. "Estou satisfeito de ver que a temporada de acasalamento começou muito bem neste ano, com um nível alto de atividade de nidificação no rio", disse David Barber, o marcador de cisnes da rainha Elizabeth 2ª.

A cerimônia antiga remonta ao século 12, quando a coroa inglesa reivindicou a posse de todos os cisnes-brancos, que eram considerados uma iguaria e servidos em banquetes. Hoje em dia os britânicos não comem mais cisnes, que são protegidos por lei, e o "Swan Upping" diz mais respeito à conservação da vida selvagem e à educação infantil.

Barber disse ter surgido um número grande de cisnes mortos ou cujos ninhos foram destruídos por cães, o que levou ao apelo para que os passeadores de cães mantenham os animais sob controle. A rainha compartilha a propriedade dos cisnes-brancos do Tâmisa com as antigas associações comerciais de produtores de vinhos e tintureiros, que também participam da contagem.

Mas a monarca retém o direito de posse de todos os cisnes-brancos sem identificação que nadam em águas abertas, embora isso seja observado principalmente em certos trechos do Tâmisa. Os chamados "Swan Uppers" iniciaram o censo em Sunbury, no oeste de Londres, e o concluirão na ponte de Abingdon, em Oxfordshire, situada a oeste da capital britânica, na sexta-feira.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem