Bichos

Zoológico tenta reunir casal de tartarugas que se separou após 115 anos de união

Bibi e Poldi tiveram que ser separadas após agressões

Tartaruga
Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma união de 115 anos pode acabar? Após mais de um século juntas, duas tartarugas "se divorciaram" dentro do zoológico Reptilienzoo Happ, na Áustria. 

Nascidas em 1897, Bibi e Poldi se conheceram muito cedo e tornaram-se um casal. A emissora britânica BBC World Service apurou que os répteis se estranharam e se divorciaram por uma causa ainda desconhecida.

“Quando as recebemos, nos disseram que estavam juntas há muitos anos. Não saíam do lado da outra”, disse a diretora do Reptilienzoo, Helga Happ, à BBC. “Sempre viveram de forma muito pacífica, não havia conflitos”.

No entanto, há alguns anos, a fêmea Bibi se virou contra Poldi. Ela tentou o atacar, fazendo com que o macho se recolhesse na carapaça, e o mordeu. “Saiu sangue e tivemos que chamar o veterinário”, diz Happ.

Desde então, as duas nunca mais se entenderam, mesmo com as constantes tentativas do zoológico, que precisou separá-las com uma parede de vidro. Até hoje, se colocadas juntas, Bibi fica agressiva e tenta morder o companheiro. 

"Colocamos uma tartaruga falsa com a Bibi, para ela poder exercer a agressão, mas não aconteceu nada. Os separamos, para não se verem, e só os juntávamos às refeições. A Bibi gosta muito de comer e pensamos que se ela ligasse o fato de ser alimentada ao Poldi, poderia desenvolver um amor por ele novamente. Mas isso também não vingou”, comenta a diretora. “O próximo passo é colocar buracos na separação deles, para poderem se cheirar”.

“Talvez ele tenha sentido que ela é muito velha, está com ela há mais de 100 anos, é muito tempo para se estar com um parceiro”, brincou Happ. 

Segundo o jornal, não há certezas sobre as origens dos animais, mas especula-se que tenham vindo das Ilhas Galápagos, no Oceano Pacífico.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem