Bichos

As surpreendentes imagens de animais em exames de raios-X

Imagem de raio-x da lagartixa-tokay (Gekko gecko)
Imagem de raio-X da lagartixa-tokay - Divulgação/ZSL London Zoo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu BBC News Brasil

A equipe de veterinários do zoológico ZSL de Londres divulgou uma seleção de imagens de raios-x obtidas durante os exames de rotina de seus 18 mil animais.

As imagens revelam a fisiologia de uma grande variedade de espécies, incluindo sapos, cobras, lagartos e tartarugas; e oferecem informações valiosas para o time de veterinários.

"Podemos dizer muito sobre a saúde de um animal apenas olhando para uma radiografia. Da força dos ossos a quão saudável é seu coração", diz a enfermeira veterinária Heather Macintosh, que trabalha no zoológico.

"Os exames são vitais para o nosso trabalho. E mesmo que a gente os veja com alguma frequência, ainda achamos que eles são absolutamente fascinantes", completa.

"A maior parte das pessoas consegue identificar uma radiografia humana, mas provavelmente não viu os segmentos individuais do exoesqueleto de um grande-tatu-peludo, os longos ossos do rabo de uma tartaruga cabeçuda chinesa", diz Macintosh.

"Minhas radiografias favoritas são definitivamente as das cobras –humanos têm 33 vértebras, enquanto cobras têm entre 200 e 400, o que as torna tão incrivelmente ágeis. É maravilhoso vê-las na tela", conclui. 

As imagens foram divulgadas para celebrar um evento do zoológico que visa a educar visitantes sobre o trabalho nos bastidores da instituição.

BBC News Brasil
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem