Bichos

A força-tarefa de cientistas para salvar o 'peixe que anda' da Tasmânia

Peixe-mão manchado
Peixe-mão manchado - BBC News Brasil
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu BBC News Brasil

Cientistas estão tentando evitar a extinção de uma espécie de peixe que ‘anda’. Trata-se do peixe-mão manchado. Em vez de nadar, essa espécie prefere caminhar no fundo do mar.

"Eles conseguem nadar, mas 'nadam como as galinhas voam'", explica Tim Lynch, cientista do CSIRO (Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation), órgão nacional para pesquisa científica na Austrália.

Antes dos anos 1980, o peixe-mão manchado era normalmente visto no sudeste da Tasmânia (Austrália), mas, hoje em dia, pode ser encontrado apenas em uma pequena área da ilha. "Uma das coisas que temos tentado fazer para preservar a espécie é fazer reprodução em cativeiro", diz Lynch.

"Fomos a nove locais diferentes, pegamos alguns adultos de sexos diferentes, trouxemos para o cativeiro e ficamos empolgados quando eles acasalaram e vimos os ovos. Temos agora 70 filhotes em cativeiro", acrescenta.

Segundo Lynch, "é uma sensação fantástica ver esses peixinhos no fundo do tanque e também parece que, se não conseguimos estabilizar, pelo menos, estamos freando o declínio da espécie em seu habitat natural".

BBC News Brasil
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem