Bichos

Coelho não deve ser tratado como presente e requer cuidados especiais por toda a vida

Veterinária afirma que famílias devem adquirir animal apenas se puderem fornecer boa qualidade de vida

Símbolo da Páscoa, procura por coelhos aumenta nesta época do ano
Símbolo da Páscoa, procura por coelhos aumenta nesta época do ano - Fabio Braga-01.05.2015/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Julia Alves
São Paulo

De olhos vermelhos e pelo branquinho, os coelhos se tornaram o símbolo da Páscoa há mais de 300 anos, quando a tradição europeia foi trazida para a América.

Por conta do modismo da época, a compra de minicoelhos aumenta em 30% na época do feriado, de acordo com a rede Petz. Contudo, os mamíferos não devem ser tratados como qualquer presente e requerem cuidados por toda a vida, que tem duração média de nove anos.

O ideal é que os coelhos vivam soltos, mas monitorados, afirma a veterinária Jéssica Trombini. Caso não seja possível deixá-los soltos, é necessária uma gaiola com espaço suficiente para o animal brincar, descansar, comer e explorar o ambiente. Assessórios como comedouros, bebedouros e brinquedos devem ser resistentes e não tóxicos.

Como animal de estimação, os coelhos costumam ser tranquilos, amigáveis e companheiros. A maneira como são criados influencia diretamente em suas personalidades e um coelho que é mantido alojado e sem atenção ficará deprimido, podendo ter danos a saúde e alteração comportamental, diz a veterinária.

Os coelhos devem passar por um veterinário assim que são adquiridos, pois podem transmitir doenças e infecções para humanos. Além disso, a veterinária diz que a família deve pesquisar sobre manejo, alimentação e cuidados especiais com o coelho antes de realizar a compra.

"As famílias devem ter alguém responsável pelos cuidados do animal, principalmente higienização, manejo, passeios diários e idas ao veterinário para acompanhamento, vacinas e castração. É um animal recomendado para famílias que possam dar uma boa qualidade de vida ao animal."

O espaço para o animal fazer suas necessidades não deve ser feito com areia de gato, grade metálica ou aparas de madeira, e sim com camas de papel reciclado compradas em lojas de animais. Trombini afirma ainda que não é necessário dar banho nos coelhos, pois eles se limpam sozinhos. "Colocá-los na água poderá causar grande estresse e hipotermia, levando o animal a choque e óbito sucessivamente."

Trombini afirma que a maior diferença no cuidado de animais domésticos e coelhos é ter o ambiente apropriado para criá-los. Enquanto cães e gatos se adaptam rapidamente, coelhos podem rejeitar o ambiente em que são inseridos.

"A temperatura ideal é entre 10º e 20º, em local arejado, mas não com correntes de ar e sol excessivo. O ambiente deve ser calmo, pois são animais que se estressam com facilidade. Também é necessário cuidado com materiais perigosos e tóxicos, necessitando supervisão maior do que com animais domésticos", diz a veterinária.

Além de ingerirem ração própria, os coelhos precisam comer feno e frutas. Mas a alimentação deve ser adaptada de acordo com a espécie e acompanhada por um veterinário especialista em animais silvestres para que não desenvolvam problemas de saúde como cálculos urinários, carências nutricionais e sobrepeso.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias