Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui.

Astrologia
Descrição de chapéu Personare astrologia

Astrologia e seus quatro elementos: Veja as qualidades de cada signo

Carências de elementos também podem ajudar a entender personalidades

Fogo, terra, ar e água: Os elementos dos signos
Fogo, terra, ar e água: Os elementos dos signos - Personare
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Leonardo Lemos
personare

Os 12 signos do zodíaco são agrupados em quatro elementos na astrologia: fogo, terra, água e ar. Cada elemento carrega características específicas que ajudam a construir a nossa essência.

No mapa astral de uma pessoa, cada planeta ocupa um signo, logo um elemento está pontuado. Sendo assim, é possível identificar qual é o elemento predominante num mapa e também o elemento carente na carta.

Vale ressaltar que cada planeta detém um jeito próprio de ser e que há risco desse jeito não ser compatível com o elemento. Isso pode abafar ou mascarar suas qualidades e causar contradições.

Essa análise revela o temperamento e as funções psicológicas mais ativas e menos ativas de cada pessoa. Veja a seguir o significado de cada um dos quatro elementos na astrologia. O mapa astral do Personare traz essa análise completa faça o seu aqui.

SIGNIFICADO DOS 4 ELEMENTOS

Ao explicar os significados, você poderá se identificar com algumas descrições e até outras pessoas da sua vida. Saiba mais aqui sobre a combinação dos elementos e veja exemplos.

ELEMENTO FOGO: Signos de áries, leão e sagitário
O elemento Fogo é aquele que reconhece a vontade, inspira e parte para a ação. Possui vitalidade e deixa sua marca. A ele não agrada o mediano. Para o fogo, é necessário mostrar ao mundo seus talentos e feitos. Ele anima e aquece o que está ao seu redor. Os astros no elemento fogo agem conforme seu próprio querer e com muita expressividade.

ELEMENTO TERRA: Signos de virgem, touro e capricórnio
O elemento Terra delimita a ação dos astros com praticidade e pragmatismo. Os planetas agem conforme a materialidade e a realidade, reconhecendo seus próprios limites e avançando pouco a pouco rumo aos seus objetivos. O tom é a busca pela segurança e estabilidade.

ELEMENTO AR: Signos de gêmeos, libra e aquário
O elemento Ar nos mostra que a vida pede jogo de cintura para estabelecer trocas com o meio que estamos inseridos. A mente e o raciocínio são fundamentais nesse sentido. O plano das ideias e dos ideais fica extremamente forte. Trata-se do pensamento em constante movimento.

ELEMENTO ÁGUA: Signos de câncer, escorpião e peixes
O elemento Água faz com que reconheçamos nossos vínculos e traz o entendimento que estamos ligados pela emoção. A água percorre um caminho mais discreto e profundo. Capta o ambiente, sente e nutre por meio da imaginação. É o cuidar, o estar junto ou até fundir-se às situações. Lidar com os medos e as inseguranças são características desse elemento.

CARÊNCIA DE CADA ELEMENTO

Quando mapas apresentam a falta do elemento Terra, existe uma dificuldade para lidar com limites, concretizar e dar forma aos seus esforços. Já pessoas com carência do elemento Água, podem ter uma personalidade mais desconectada de suas emoções e necessidades.

Na falta do elemento Ar, a socialização e a leveza ficam prejudicadas e a comunicação corre o risco de ser unilateral. Enquanto a carência do elemento Fogo é um sinal que astros pouco se esforçam na sua expressão e não fazem questão de aparecer. Ou seja: gera uma certa timidez e inibição em iniciativas. A ação e atitudes arrojadas ficam prejudicadas.

A verdadeira oposição entre os signos e seus elementos se dá entre Fogo (intuição) e Terra (sensação) e entre Ar (razão) e Água (emoção). Entenda mais aqui sobre elementos dos signos.

O QUE ENTENDER COM OS ELEMENTOS

É importante compreender as funções dos planetas do nosso mapa e, assim, a forma como eles se manifestam de forma genuína.

Não acredito que devemos nos esforçar para nos tornar ou parecer com outro elemento. Mas sim, perceber e aprender modelos distintos e experimentar abordagens e atitudes diferentes. Dessa forma, contribuímos com o nosso desenvolvimento pessoal e a nossa evolução em diferentes esferas da vida.

É válido dizer ainda que quando identificamos um elemento principal no nosso mapa, conhecemos apenas os primeiros tons. O real temperamento de cada um de nós está representado pelos planetas, suas posições e relação com os demais.

Por fim, vale a pena acompanhar o seu horóscopo personalizado, que leva em conta o seu mapa astral e os trânsitos atuais, para avançar no desenvolvimento pessoal.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem