Drone faz primeiro delivery no Monte Everest, a montanha mais alta do mundo
Companhia chinesa entrega cilindros de oxigênio e suprimentos para alpinistas que estavam a mais de 6.000 metros de altura
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Uma fabricante de drones da China conseguiu fazer o primeiro delivery no Monte Everest, o mais alto do mundo, na Cordilheira do Himalaia, Nepal. Nesta quarta-feira (5), engenheiros da empresa disseram que conseguiram levar seis cilindros de oxigênio aos escaladores, além de 1,5 kg de suprimentos para alpinistas que estavam em um acampamento, a mais de 6.000 metros de altura. A montanha mais alta do mundo está a 8.849 metros do nível do mar.
A empresa, DJI, comemorou o resultado após inúmeros testes feitos para o transporte utilizando desafios ambientais extremos como resistência ao vento, baixa temperatura e capacidade de peso. Os drones agora podem aliviar os trabalhadores que arriscam suas vidas navegando pela cascata de gelo Khumbu, no Everest, para entregar suprimentos.
O mesmo drone, ainda de acordo com a companhia, também foi usado para transportar lixo do acampamento onde estavam os alpinistas. "A capacidade de transportar com segurança equipamentos, suprimentos e resíduos por drone vai revolucionar a logística do montanhismo no Everest", observou Christina Zhang, diretora da DJI.