Você viu?

Vereadores do Rio aprovam projeto que renomeia o Museu do Amanhã para Museu Glória Maria

O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes (PSD)

Gloria Maria - AFP

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Rio de Janeiro

A Câmara de Vereadores do Rio aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira (28), a alteração do nome do Museu do Amanhã, na Praça Mauá, na zona portuária do Rio, para Museu Jornalista Glória Maria.

O projeto, aprovado em segunda discussão, aguarda a decisão final do prefeito Eduardo Paes (PSD). O Projeto de Lei nº 1993/2023 é de autoria dos vereadores Rosa Fernandes (PSC), Luciano Medeiros (PSD) e Alexandre Beça (PSD). Na justificativa do documento, os parlamentares destacaram a importância de homenagear uma profissional que deixou sua marca na história do jornalismo e da televisão.

A autora do projeto destaca que a alteração do nome do Museu reconhece a profissional da Globo por mais de 50 anos como uma mulher à frente de seu tempo. "Uma pioneira em notícias e culturas, que imprimia sua personalidade corajosa em tudo o que fazia. Deixou uma marca na história da TV com uma intimidade única, como se conversasse diretamente com as câmeras, trazendo o público para dentro de suas reportagens", descreveu Rosa Fernandes no documento.

Glória Maria morreu no dia 2 de fevereiro deste ano em decorrência de um câncer no cérebro após ficar internada no Hospital Copa Star, em Copacabana, na zona sul do Rio. De acordo com a comunicação da TV Globo na époica, o tratamento da jornalista deixou de fazer efeito dias antes da morte.

Museu do Amanhã deve virar Museu do Amanhã Jornalista Glória Maria - Folhapress