Com coronavírus, doodle do Google homenageia médico que ensinou forma certa de lavar as mãos
Húngaro Ignaz Semmelweis instaurou procedimento ainda no século 19
Em meio à pandemia do novo coronavírus, o Google decidiu fazer uma homenagem ao médico húngaro Ignaz Semmelweis, primeira pessoa a sugerir a lavagem das mãos como medida preventiva para não espalhar doenças devido a germes e vírus.
O site de buscas apresenta um vídeo-doodle, nesta sexta-feira (20), mostrando como é a lavagem das mãos recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que é considerada uma das principais medidas para ajudar a prevenir e retardar a propagação do Covid-19.
A disponibilização do vídeo acontece na mesma data em que Semmelweis se tornou residente-chefe na clínica de maternidade do Hospital Geral de Viena onde demonstrou os benefícios da lavagem das mãos e exigiu a prática de sua equipe. O doodle ficará disponível por dois dias.
A descoberta dos benefícios da lavagem correta das mãos foi descoberta após a propagação de uma misteriosa doença no hospital em que Semmelweis trabalhava, matando mães que tinham acabado de dar à luz. Após uma apuração, ele concluiu que os médicos estavam transmitindo a doença por materiais infectados.