Entenda como você pode começar a meditar sem desconfortos
Muitos iniciantes têm a percepção de que a prática é muito difícil ou incômoda
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Se você acha que meditar é muito difícil ou desconfortável, saiba que você não está só. Muitos iniciantes têm essa percepção. A boa notícia é que a meditação não é tão complexa quanto pode parecer, e é possível começar como começar a meditar sem desconfortos.
Neste texto, compartilhamos dicas práticas e orientações para te ajudar a dar os primeiros passos na meditação, especialmente se você quer reduzir a ansiedade e viver com menos preocupações.
POR ONDE COMEÇAR A MEDITAR?
A resposta é mais simples do que se imagina. Tudo o que você precisa fazer é encontrar um lugar tranquilo para se sentar, fechar os olhos e respirar profundamente.
A chave está em direcionar sua atenção para o momento presente, sem julgamento. Ao se concentrar no ato de respirar e liberar os pensamentos intrusivos, você já está meditando.
A meditação não requer uma técnica específica, postura especial ou um local isolado. O mais importante é sua determinação em praticar a meditação cada vez mais profundamente, à medida que avança.
Se você deseja começar a praticar, a meditação guiada é a melhor opção, pois um especialista vai te conduzir durante a prática. Portanto, você só precisa prestar atenção e tentar se conectar com o que ele diz.
Quer experimentar? Pratique a meditação para iniciantes abaixo, de apenas 9 minutos.
DICAS PARA EVITAR OS DESCONFORTOS NA MEDITAÇÃO
A especialista Gunatiita compartilha a seguir algumas dicas para lidar com os desafios que podem surgir ao meditar:
Pernas Dormentes: A chave aqui é se acostumar com essa sensação e não se preocupar. Lembre-se de que a dormência sempre passa naturalmente, sem causar danos.
Mente dispersa: Nossa mente é naturalmente propensa a se dispersar, pulando de pensamento em pensamento. Quando perceber que sua mente está divagando, relaxe e traga sua atenção de volta ao presente. Lembre-se de que estamos verdadeiramente conscientes apenas quando estamos no momento presente.
Apagão: É mais comum do que se imagina experimentar "apagões" durante a meditação, quando a mente simplesmente desliga e você não se lembra de nada. Para evitar isso, é útil enraizar-se antes de começar a meditar. Visualize-se como uma árvore grande e antiga, com suas pernas como raízes profundas que se conectam à terra, proporcionando estabilidade.
Expectativas: Ao se preparar para meditar, esteja ciente de quaisquer expectativas que você possa ter, pois elas são ilusões, não a realidade. Fique presente e enraizado, pois a vida acontece no aqui e agora, não nas expectativas. A meditação é uma jornada de autodescoberta, e é importante abordá-la sem expectativas rígidas.
BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO
Além do fato que já abordamos sobre facilitar o processo de meditar para quem está começando, a meditação tem inúmeros benefícios para quem pratica, entre eles auxilia no autoconhecimento, ajuda a relaxar, melhora na qualidade do sono, ameniza o estresse e ajuda a reduzir quadros de depressão.
Além disso, ajuda a aliviar a ansiedade, aumenta a produtividade, melhora a concentração e a memória e no equilíbrio de emoções. No corpo físico, também atua na redução de dores crônicas porque ajuda a trazer mais consciência sobre o corpo.
É ótima para aumentar a motivação, ter mais paz interior e até desenvolver sua criatividade, aumenta a autoestima e liberta crenças limitantes.
Vamos começar? Experimente as meditações abaixo.
Meditação para ansiedade
Meditação de limpeza energética
Meditação para dormir