Pesadelos podem ser alerta do subconsciente ou resultado de um dia estressante
Não existe fórmula para interpretação, mas é importante estar atento ao seu redor
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Quem nunca sonhou com a morte de alguém próximo? Ou acordou no susto por ter tido um pesadelo com cobra? Muitos sonhos podem ser compreendidos negativamente. Mas por que temos pesadelos?
Segundo o simbologista Yub Miranda, o inconsciente nos alerta por meio dos sonhos. No entanto, caso não estejamos atentos ou não consigamos compreender a mensagem, o inconsciente aumentará a frequência ou a intensidade dos sonhos com a mesma temática, o que pode ocasionar os pesadelos.
"Pode ser uma estratégia para captar nossa verdadeira atenção. Assim como somos impactados por cenas chocantes, violentas ou radicais em filmes, os pesadelos têm o mesmo efeito", compara Yub.
ENTENDA OS POSSÍVEIS SIGNIFICADOS DOS PESADELOS
Não existe uma fórmula pronta para interpretar pesadelos ou significados universais, já que cada caso é único. Assim, para entender a mensagem do pesadelo, é preciso conectá-lo com o que você está pensando, sentindo ou querendo. Por exemplo:
- Se sonhar com cobra: reflita se você está tendo impulsividade, uma postura defensiva ou estagnação na sua vida.
- Sonhar com morte: pense sobre quais características dessa pessoa te marcaram e de que maneira o afetam.
- Sonhar com aborto ou gravidez indesejada: reflita se está com alguma dificuldade ou sem criatividade para algo importante.
Caso tenha dificuldades em entender as mensagens, o processo de interpretação dos sonhos pode ser feito com a ajuda de um especialista em sonhos, como um terapeuta ou um analista de sonhos.
TIPOS DE PESADELO
De acordo com a psicóloga Thaís Khoury, caso os pesadelos lembrem situações traumáticas já vividas pelo sonhador, isso também acontece por um bom motivo.
"Eles ocorrem com o intuito de desgastar a energia que se acumulou em torno do trauma, até que se esgote ou que esta situação possa ser ressignificada pela via consciente", explica a especialista.
Outra possibilidade, segundo ela, é a função compensatória do sonho (entenda melhor aqui). Caso o sonhador tenha sentido muita raiva em uma situação durante o dia sem demonstrá-la, à noite, pode manifestar essa agressividade em um pesadelo.
"Dessa forma, o sonho 'alivia' a tensão psíquica gerada pela discordância entre o externo e o interno, ainda que temporariamente", afirma Thaís.