Outono chegou! Saiba como cuidar da saúde e energia segundo a medicina chinesa
Período é de transição para o inverno e pede introspecção e olhar atento para processos internos
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Junto com o início do ano novo astrológico, começou na segunda-feira (20) o outono, considerada uma estação transicional, que exige cuidados específicos com a nossa saúde e energia.
Do ponto de vista da medicina chinesa, o outono tem a energia do elemento metal e pede introspecção, com processos mais internos, focados mais no bom cultivo do corpo e da mente.
COMO CUIDAR DA SAÚDE E ENERGIA NO OUTONO
Esta é a fase de se libertar de tudo o que está gasto, como as folhas das árvores que caem. É necessário conservar bastante energia durante o outono. Ou seja, fazer as limpezas necessárias e liberar espaço para o novo. Caso contrário, não haverá força suficiente para passar o inverno e o próximo ciclo poderá ser fraco.
Para aproveitar o outono em toda sua essência, siga essas dicas:
- Medite e faça exercícios de respiração
Não se sinta mal com a incidência de tristeza. Abrace esse sentimento. Medite para entender o que você está sentindo. O outono é associado ao pulmão, portanto trabalhar a energia com a respiração é ótimo. Além disso, faça caminhadas.
- Proteja o pescoço
Neste período, a temperatura aos poucos vai baixando. Além disso, ventos mais fortes e frios ocorrem com mais frequência. Portanto, manter o pescoço coberto é uma maneira de se aquecer e proteger o corpo (e os pulmões!) de doenças respiratórias.
- Beba chás
Beba muitos chás, como, por exemplo, o de gengibre e canela com maçã. Ambos ajudam a manter o corpo aquecido. Dica Personare: aqui você pode ler nosso guia completo de chás para os dias frios —alguns deles são terapêuticos!
- Cuide da alimentação
Procure comer alimentos mais consistentes. Dê preferência, por exemplo, aos legumes cozidos.
- Use o poder da aromaterapia
Os óleos essenciais auxiliam na adaptação a novos processos, como uma nova estação, e permitem ter serenidade e calma para ajustar o que precisa ser organizado. Aqui você pode ler sobre como usar óleos essenciais para se proteger de doenças!
- Faça acupuntura
Essa técnica permite que o fluxo de energia do organismo possa fluir naturalmente e sem interferência, proporcionando bem-estar e conforto para lidar com os sentimentos desse período.
- Tente se voltar para seu interior
Pensemos assim, tudo aquilo que era festeiro, feliz e expansivo no verão começa a se contrair e voltar-se para dentro de si. Ou seja, essa estação é mais interna, lenta e contraída. E está tudo bem, é normal. Então, no outono, a energia vai fazendo uma movimentação em direção ao interior.
Portanto, tomar cuidado no outono simboliza um momento em que você se dedica a preparação para invernar. Aproveite o momento e conheça aqui o Mabon, o ritual de outono, um período de equilíbrio para agradecer, meditar e "introspectar".