Confira 7 maneiras de exercitar seu cérebro para ter mais foco e concentração
Atividades simples podem ajudar a aumentar sua produtividade e seu bem-estar
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
O seu cérebro contém cerca de 100 bilhões de células nervosas que formam cerca de trilhões de conexões chamadas sinapses. Estas conexões estão constantemente se remodelando, respondendo ao mundo à sua volta. Se você anda sentindo cansaço ou precisando de mais estímulo, a gente te conta sete maneiras de dar um up na saúde do cérebro.
São exercícios e práticas que servem para qualquer pessoa. Afinal, o cérebro é como um músculo. Assim como ir à academia favorece a saúde física, os exercícios mentais fazem com que o cérebro desempenhe suas funções com qualidade e precisão.
Ao seguir as sugestões a seguir, você pode ter mais foco e concentração, fazer melhores escolhas no dia a dia, aumentar sua produtividade e, consequentemente, o bem-estar.
Confira abaixo sete maneiras de dar um up na saúde do cérebro.
1. CONSUMA ESTES ALIMENTOS
No intestino, considerado nosso segundo cérebro, existem as bactérias "do bem" e as "do mal". Segundo a especialista em ioga Gunatiita, quando mantemos a diversidade e o equilíbrio das bactérias do bem, asseguramos saúde física e mental também.
Você pode dar up na saúde do cérebro se basear sua alimentação em plantas, fermentados, gorduras saudáveis e alimentos frescos. Veja aqui uma lista com seis superalimentos que fazem bem para a mente.
2. MEDITE
A terapeuta Andrea Leandro comenta que a neurociência já comprovou os benefícios da meditação, que inclui acalmar a mente, diminuir a ansiedade e distinguir sentimentos, para que você faça melhores escolhas.
É uma ação para vida toda que pode ser iniciada com práticas curtas, mas, quanto mais praticar, mais benefícios para mente e corpo irá colher. Comece agora com essa meditação de 1 minuto!
3. PRATIQUE IOGA
Você sabia que 20 minutos de ioga aumentam a habilidade de focar e de reter informações? Além de exercitar o corpo, o ioga trabalha também a respiração, o relaxamento e a expansão da consciência.
Conheça aqui posturas de ioga para ansiedade, que consequentemente vai dar um up no seu cérebro.
4. USE ÓLEOS ESSENCIAIS
O nosso sistema límbico, também chamado de cérebro das emoções, está ligado à nossa atividade mental. É por isso que os óleos essenciais são ótimos aliados do nosso cérebro, segundo a aromaterapeuta Solange Lima.
Quando você inala um óleo essencial, seus receptores olfativos levam esse aroma até que chegam ao sistema límbico. Uma boa sugestão é o óleo essencial de lavanda, que é calmante, relaxante e ajuda no equilíbrio da mente e do corpo. Veja aqui como usar os óleos essenciais.
5. INVISTA NA COR AMARELA
Na cromoterapia, a cor amarela representa a mente. É a cor da inteligência, sabedoria, lógica e razão, por isso está ligada ao estímulo do raciocínio e o intelecto.
Sendo assim, Solange Lima, que também é cromoterapeuta, indica usar a cor amarela para aumentar a capacidade de concentração, clarear os pensamentos, organizar as ideias e trazer mais produtividade e foco.
Ela pode ser usada na alimentação, nas roupas e nos ambientes. Uma forma excelente é usar na meditação com cor amarela, veja aqui como fazer!
6. FAÇA GINÁSTICA CEREBRAL
O Brain Gym️ (ginástica cerebral) é um conjunto de movimentos para a integração do cérebro, que trazem benefícios cognitivos e melhoram a postura física e diante da vida. Entenda melhor como fazer e seus benefícios aqui.
Experimente os exemplos a seguir. Andrea Leandro aconselha, antes de iniciar, que se tome um pouco de água para lubrificar o cérebro.
- Marcha cruzada: simula um movimento exagerado do caminhar, cruzando braços e pernas. Pode ser feito como uma brincadeira ou dança. Ajuda a ter melhor equilíbrio e consciência espacial e melhora a coordenação entre esquerda e direita.
- Bocejos energéticos: pode ser muito bom para o cérebro. Massageia os músculos da mandíbula, enquanto boceja. Colabora para melhorar a expressão da fala, do canto e da escrita criativa. Se sentir vontade de bocejar de verdade é porque seu cérebro precisa de oxigenação.
- Flexão de pé: Sentado, mova o pé para cima e para baixo. Essa ação também ajuda no foco e melhora a comunicação.
7. MANTENHA PENSAMENTOS POSITIVOS
Regina Restelli é enfática: "Sem a nossa mente não somos nada!". É ela que nos permite aprender qualquer coisa, traduz nossas necessidades físicas e emocionais, e produz os frutos correspondentes a nossos pensamentos.
Para o nosso bem ou para o nosso mal, tudo acaba se realizando conforme nossa escolha. Por isso, treinar a mente é transformá-la numa amiga incondicional. Cuide de seus pensamentos, pois eles podem produzir o equilíbrio interno e externo. Aqui você encontra um exercício para dominar sua mente e manter pensamentos positivos.