Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Viva Bem
Descrição de chapéu Personare

Conheça o Trataka, técnica conhecida como o ioga para os olhos

Exercícios simples podem beneficiar saúde ocular e ajudar a ter mais foco

Conheça o Trataka - Personare
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Andrea Leandro
personare

Neste 10 de julho, em que é comemorado o Dia Mundial da Saúde Ocular, reflita: como você cuida da saúde de seus olhos? Hoje em dia, com tantas distrações e aparelhos eletrônicos, os olhos ficam afetados pelo excesso de esforço. Lacrimejar e visão turva são apenas alguns sintomas.

Os olhos, conhecidos como janelas da alma, são muito importantes para a nossa saúde. Ver o mundo é algo muito precioso. E quando a visão fica prejudicada, é que sentimos o quanto ela é importante.

A boa notícia é que com simples exercícios é possível fortalecê-los, melhorar a saúde ocular e ainda ter mais foco e concentração. Uma das técnicas simples e eficientes se chama Trataka, conhecida como ioga para os olhos.

O Trataka consiste em olhar fixamente para um objeto, sem piscar, até surgirem lágrimas nos olhos. Desse modo, é possível fortalecê-los, melhorar a saúde ocular e ainda ter mais foco e concentração.

Aliar os movimentos propostos a uma respiração calma e lenta que ajuda a relaxar o corpo e mente. Dessa forma, a atividade será uma ferramenta revigorante e relaxante ao mesmo tempo —assim como o ioga.

Além dos benefícios já citados, a realização dos exercícios ajuda a aliviar e diluir tensões emocionais que podem afetar a visão. Se precisar de ajuda terapêutica, marque sua consulta aqui!

QUANDO FAZER TRATAKA

A atividade pode ser utilizada na sua empresa, como exercício laboral antes, de iniciar o trabalho propriamente dito. Outra alternativa é praticar com seus filhos, criando um momento lúdico que irá favorecer também o foco nos estudos.

Os exercícios do Trataka podem ser feitos antes de uma meditação, como uma pequena forma de preparo para o foco da mente e da respiração. Dica: faça aqui uma meditação de limpeza energética.

Também podem ser feitos antes do horário de estudos ou logo depois para relaxar os olhos após um grande número de esforços.

TRATAKA: PASSO A PASSO

Para preparar os olhos, é importante iniciar e encerrar a técnica fazendo um exercício chamado "empalmar": esfregue as mãos para esquentá-las e coloque na frente dos olhos.

A palma da mão fica sobre os olhos e os dedos acima na testa. O calor emanado relaxa a região ocular. Faça por alguns segundos. Para ficar confortável e não forçar os braços, apoie os mesmos numa mesa.

Para a sequência de exercícios propostos, é importante se sentar de forma confortável e com a coluna ereta. Crie mentalmente uma linha imaginária que te puxa para cima.

Se estiver fazendo com crianças peça para elas se imaginarem como rei, rainha ou super-herói, que tem uma postura firme e segura.

Vamos lá:

  • Primeiro pisque algumas vezes para lubrificar seus olhos, pois durante as atividades você não poderá piscar.
  • Pode fazer sentado numa cadeira ou no chão num colchonete.
  • Comece com algumas repetições e aumente gradativamente. O que fizer para um lado, repita do outro com a outra mão.

EXERCÍCIOS

  1. Posicione seu braço direito esticado à frente, mão fechada com o polegar em pé como um sinal de certinho. Os olhos fixam a visão na unha do dedão.

  2. Movimente o dedão da mão direita em círculo. Lembre-se que a cabeça não se move, somente os olhos acompanhando o dedão sem piscar.

  3. Descanse o braço. Pisque várias vezes.

  4. Repita a operação com o braço esquerdo, sem piscar, girando o braço para o outro lado. Fixando o olhar no dedão.

  5. Descanse o braço. Pisque várias vezes.

  6. Movimento o braço para cima e para baixo na horizontal com a mão direita. Olhe sempre para a unha do dedão. Pare. Pisque várias vezes e repita com a mão esquerda.

  7. Movimente o braço de um lado para o outro na vertical. Olhar fixo no dedão. Pare. Pisque várias vezes e repita com a outra mão.

  8. Movimente o braço na diagonal acima e abaixo com a mão direita. Olhe para o dedão enquanto faz essa ação. Depois faça para o outro lado com a mão esquerda.

  9. Posicione a mão à frente do seu rosto. Aproxime o polegar a um palmo do nariz. Observe um pouco a nitidez.

  10. Afaste o dedão em linha reta e retorne a um palmo do nariz novamente. Quando aproximar, tente olhar para cima como se tentasse olhar entre as sobrancelhas. Faça com uma mão e se quiser pode repetir com a outra.

VARIE O EXERCÍCIO

  • Para o próximo exercício, você pode usar uma vela ou algum objeto que fique na linha direta do olhar. Coloque-o numa superfície.
  • Fixe o olhar por um ou dois minutos sem piscar. Depois pisque várias vezes para relaxar o olhar. Feche os olhos e veja se sua mente tem a imagem fixa do objeto que estava visualizando há pouco.
  • Se utilizar uma vela, para melhor efeito, deixe o ambiente escuro e o objeto numa distância confortável. Largura de um braço, por exemplo.
  • Para encerrar a prática, faça uma massagem no supercílio para relaxar o semblante ou repita o Empalmar.

DICAS FINAIS

Lembre-se de repetir algumas vezes, de 5 a 6, dos dois lados sempre. Entre um exercício e outro, feche os olhos para relaxar e passe para o próximo.

Piscar várias vezes ajuda a lubrificar os olhos, o que também é importante fazer entre um exercício e outro.

Caso tenha algum tipo de empecilho para levantar os braços, faça os exercícios apenas com os olhos seguindo a sequência acima sugerida.

Para saber mais, confira abaixo o vídeo com a autora deste texto!

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem