Viva Bem

Réveillon: Conheça superstições feitas por quem busca bom início de ano

Período de reflexão, Ano-Novo traz chance de renovação

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A virada do ano é um momento de esperança e reflexão para muitos brasileiros. E também de misticismo. Não é difícil encontrar quem costuma vestir roupas novas, comer lentilha ou guardar sementes de romã na carteira para atrair um ano melhor, seja desejando paz, um novo amor, dinheiro, muita sorte ou saúde.

A terapeuta oraculista Letícia Mística diz que o ano novo traz esperança para a população, e, junto da tradição mundial que é comemorar a virada, "cada povo traz suas crenças, mudanças e o anseio por dias melhores". Ela conta que costuma escolher uma peça íntima da cor de seu desejo para o ano que chega. "Se eu quero atrair dinheiro para o próximo ano vou usar calcinha na cor amarela."

A arquiteta Mariana Santos, 30, afirma que julga o universo como algo extremamente poderoso, por isso, tem seu próprio ritual. "Quando dá meia-noite mentalizo tudo que eu desejo para o novo ano, escrevo em um papelzinho e queimo para entregar ao universo", explica ela. "Além disso, recito um mantra na virada e nos 21 primeiros dias."

Mariana diz que começou a fazer os rituais de mentalização em 2010, e o do bilhete em 2018. Segundo ela, por influência de sua mãe. "Ela sempre falou que a mentalização de coisas boas atrai coisas boas. E eu sempre acreditei que assim como as palavras, os pensamentos também têm peso e poder", completa.

Já a estudante Eduarda Castro, 19, tem uma superstição um pouco diferente. Ela conta que costuma passar a virada usando pelo menos uma peça da roupa "principal" na cor preta. "A primeira vez foi no Réveillon de 2017, mas desde 2019 continuei por anos seguidos", conta.

Ela afirma que, quando usou roupas pretas teve um ano maravilhoso. "Comecei a namorar, viajei para fora do país, tudo deu certo no colégio. No ano seguinte voltei para o branco e fui traída, terminei o namoro e me afastei de amizades importantes", relembra.

Eduarda diz que, além de preto ser sua cor favorita, ela percebeu ser uma cor que atraía boas energias. "Sempre uso preto e a vida tem dado muito certo a cada ano que passa, portanto, pretendo manter essa superstição incomum", completa.

Para Maria Isabel Fernandes, 76, a virada do ano também carrega muitos significados. Ela diz que os rituais da sua família consistem em comer 12 uvas e guardar os caroços por um ano na carteira, comer lentilha e usar ao menos uma peça de roupa ou acessório da cor amarela.

Maria Isabel conta que os rituais viraram tradição na família, apesar de não se lembrar ao certo de quando começaram a ser feitos. "Lembro bem que, quando eu tinha 10 anos, já fazíamos os rituais e sempre eram levados muito a sério", comenta. "Não dá para não fazer, porque parece que fica faltando algo."

Mariana, Eduarda e Maria Isabel já têm seus desejos para o próximo ano e estão preparadas para continuar com suas superstições. O principal pedido para 2022 é saúde e paz para todas as famílias, no entanto, terminar a faculdade, um ano mais tranquilo e, principalmente, que a pandemia de Covid-19 fique cada vez mais distante também entram na lista.

A taróloga e terapeuta holística Melissa Mell acrescenta que a virada do ano consegue unir o planeta inteiro, "vibrando na mesma energia de renovação". Ela comenta ser realmente um momento muito poderoso, na questão de energia e mentalização de desejos. "É como se fosse um portal energético aberto, muito forte. É uma noite mais feliz", completa.

Melissa reforça que o mais importante ao fazer rituais e ter superstições é a intenção, e saber o porquê de se estar fazendo aquilo. "Saber porque está fazendo tem muito mais poder do que fazer porque todo mundo faz", diz. A taróloga ainda deixou algumas sugestões e explicações de rituais para atrair boas energias para o Ano-Novo, confira abaixo.

COMER LENTILHA

Comer a leguminosa no dia 31 visa atrair fartura e prosperidade. A taróloga explica que, por serem grãos, são sempre associados com a fartura, abundância e colheita.

FOLHA DE LOURO

Muitas pessoas costumam colocar uma folha de louro na carteira e ficar com ela o ano inteiro. Melissa diz que, na magia, isso é feito porque o louro é uma planta considerada muito poderosa e tem energia de sorte, sucesso, limpeza de energias negativas, de abrir caminhos e também de proteção das finanças.

CORES

Melissa diz que as cores têm um porquê. A taróloga conta que elas são associadas aos chakras. Ela indicou alguns significados, na visão dela.

Branco: boa para atrair purificação e paz, pode ser usada para quem gostaria de atrair uma energia de tranquilidade no próximo ano.

Amarelo: ligada a prosperidade, alegria, positividade e otimismo.

Laranja: criatividade, autoconfiança e libido.

Vermelho: além de ser associada a paixão e desejo, também é ligada a coragem e disposição. É uma boa cor para quem quer ter mais garra em 2022.

Verde: abundância, por estar relacionada a natureza. Além disso, também é associada a saúde e equilíbrio.

Azul: serenidade, porém, a taróloga diz que, diferente do branco, atrai calma, foco e racionalidade.

Roxo: espiritualidade e intuição.

BANHOS

Melissa ainda conta que algumas pessoas costumam fazer banhos de manjericão com rosas-amarelas, de rosa-vermelha com canela e mel, e de rosa-branca com alfazema.