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Meta mira na TV aberta brasileira pela primeira vez e faz acordo milionário com a Globo

Entenda por que testemunhais da empresa de Mark Zuckerberg estão em atrações da emissora

Marcos Mion: apresentador foi um dos nomes que fizeram ações da Meta na Globo - Paulo Belote/Globo

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Aracaju

Os telespectadores mais atentos já podem ter notado que, desde o início de novembro, apresentadores de diversos programas da Globo vêm fazendo propaganda da Meta em suas atrações. É que a multinacional —dona do Facebook, Instagram e WhatsApp e uma das principais empresas de tecnologia do mundo— acertou seu primeiro grande contrato de publicidade na TV aberta brasileira.

No dia 3 e 4, por exemplo, o Mais Você de Ana Maria Braga, o É de Casa, o Caldeirão com Mion e o Altas Horas de Serginho Groisman, tizeram testemunhais da companhia. Esse tipo de ação é quando o apresentador dá o seu relato sobre o produto que vende.

Mais ações vão acontecer. Somando todas as publicidades da Meta previstas para a programação da Globo até o fim deste ano, os gastos chegam a R$ 55 milhões em valor de tabela.

A campanha que vem sendo exibida na Globo é a mesma que a companhia vem divulgando na internet desde o início do ano. Ela mostra como as redes sociais controladas pela Meta mudam a vida das pessoas.

O acordo foi muito celebrado por executivos porque consolida um desejo da emissora de trazer mais empresas do mundo digital para a TV aberta, se utilizando de um alcance que só a líder de audiência consegue ter.

Recentemente, o Nubank, banco que não tem agências físicas e só está na internet, passou a patrocinar o Jornal Nacional. Já o Mercado Livre, outra empresa 100% digital, assinou contrato para patrocinar o BBB pelo segundo ano seguido.

Manzar Feres, diretora de negócios integrados em publicidade da Globo, explicou ao F5 que a estratégia foi bastante pensada.

A executiva diz que o alcance da TV Globo, se comparado com o das concorrentes, é um trunfo nas negociações —números divulgados em outubro mostram que 76 milhões de pessoas assistem à Globo todos os dias.

"O que temos visto crescer novamente é a valorização de construção de marca e ampliação da base de consumidores", diz a executiva. "Nosso foco tem sido disponibilizar projetos integrados e com muita convergência entre telas e plataformas, o que é uma das nossas fortalezas e fatores de diferenciação no mercado", comenta Manzar.