Globo procura novos formatos para substituir No Limite e The Voice Brasil em 2024
Em busca de novidades, emissora vai atrás de produtoras que licenciam reality shows
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A Globo está à procura de novos formatos para preencher o vazio deixado na grade pelos cancelamentos de No Limite, The Voice Brasil e The Voice Kids. A emissora pretende continuar investindo em reality shows, e a prioridade é encontrar programas que fizeram sucessos em outros países para a programação de 2024.
Já houve contato com produtoras que vendem os direitos de uso de formatos estrangeiros, como a Endemol. A Globo tem boa relação com a empresa, que realiza para a emissora o programa The Masked Singer Brasil e também licenciava os reality cancelados recentemente —a avaliação é de que eles sofreram desgaste ao longo dos anos.
Para a faixa do The Voice, que estava na programação desde 2012, a Globo deseja manter um formato de "talent show" (programa de talentos) na programação. Porém, a ideia é que ele englobe outras áreas que não apenas o canto, inclusive numa eventual versão infantil.
Atrações que estão indo bem na Europa e em países vizinhos ao Brasil estão sendo monitorados. A ideia é fechar o planejamento do ano que vem com as atrações já definidas por uma questão de planejamento financeiro.
Neste mês, a Globo confirmou que decidiu não renovar o contrato para a produção de uma nova temporada do programa No Limite. O reality de sobrevivência havia voltado para a programação em 2021 e passou a ser apresentado pelo ex-BBB e atleta paralímpico Fernando Fernandes em 2022.
No caso do The Voice, a queda de audiência e de repercussão nos últimos anos foram fatores preponderantes para que ele fosse cancelado. Ao todo, foram produzidas 22 edições do formato (entre a versão tradicional, a infantil e a sênior) em 11 anos no canal.