Televisão

Diretores da Globo se reúnem para definir futuro das novelas e outros programas por coronavírus

Emissora pode suspender novelas de sua grade de programação

Cena de "Amor de Mãe": Lurdes (Regina Casé) Magno (Juliano Cazarré), Ryan (Thiago Martins) e Erica (Nanda Costa), Camila (Jéssica Ellen) - Camila Maia/Divulgação
São Paulo

A Globo realizará uma reunião com seus executivos nesta segunda-feira (16) para definir como ficará a grade da emissora diante das ações de prevenção contra o coronavírus. As novelas podem ter novas alterações, após a suspensão das gravações de “Amor de Mãe”.

“Os executivos passaram o fim de semana acompanhando a situação e avaliando vários cenários. Haverá uma reunião hoje reunindo a programação do canal Globo, o jornalismo e os estúdios para novas decisões relacionadas à grade”, afirmou a emissora em nota.

No domingo (15), a Globo já havia confirmado a suspensão das gravações de “Amor de Mãe”, mas a emissora não deu detalhes. “Seguimos acompanhando todos os desdobramentos e impactos do avanço da covid-19 com responsabilidade, e adotando as medidas de prevenção necessárias”, afirmou.

O site Notícias da TV publicou nesta segunda que "Amor de Mãe" terá uma espécie de final de temporada e ficará suspensa da grade, deixando a emissora sem sua principal faixa de novelas. Segundo a emissora, no entanto, isso ainda não está definido.

Algumas mudanças já foram feitas na grade da Globo, como a suspensão do programa Mais Você, apresentador por Ana Maria Braga, e com mais horas de transmissão dos jornais Bom Dia SP, Bom Dia Brasil e Jornal Hoje. Algumas plateias também foram suspensas, como o Domingão do Faustão.

O único programa com suspensão confirmada até o momento é o Mais Você. Especula-se que a interrupção do matinal tem a ver com o quadro de saúde de Ana Maria Braga, que atualmente trata um câncer no pulmão, numa busca para proteger a apresentadora da exposição ao vírus.

SBT

Além da Globo, outras emissoras também estão avaliando mudanças por conta da pandemia de coronavírus, que já soma 200 casos da doença no país. O SBT, por exemplo, diz que ainda avalia a continuidade das gravações de “As Aventuras de Poliana” que entra em nova fase em breve.

As gravações do folhetim começaram no início de março quando os casos do coronavírus ainda não eram alarmantes. De acordo com o canal, a princípio, não haverá abertura de novos horários para o jornalismo nem haverá alterações na grade.

O SBT afirmou que fará reunião na tarde desta segunda-feira para reavalizar o novo cenário. Além de “Poliana”, o SBT avalia a plateia em seus programas de auditório. O quadro Passa ou Repassa, dentro do Domingo Legal do último domingo (15), foi sem plateia, assim como o Roda a Roda Jequiti de sábado (14).

Os programas de Raul Gil, Silvio Santos e A Praça É Nossa não têm gravações marcadas para esta semana. A princípio, as outras gravações com auditório continuam. As caravanistas estão sendo orientadas a não trazerem idosos acima de 65 anos. A emissora revela que há para o público álcool.