Com Silvia Poppovic e Luís Ernesto Lacombe, Aqui na Band estreia com jornalismo, gastronomia e direitos das mulheres
'Queremos fazer um programa que mude a manhã das pessoas', diz Poppovic
Aqui na Band é a nova aposta da Bandeirantes para brigar pela audiência das manhãs na TV, que tem o Hoje em Dia (Record) e o Encontro com Fátima Bernardes (Globo) como seus principais concorrentes. Com Silvia Poppovic e Luís Ernesto Lacombe, o programa estreia nesta segunda (27), às 9h, e vai mesclar jornalismo e entretenimento.
“A gente sabe que é um desafio difícil, porque há muitos programas bons nas outras emissoras, mas estamos convencidos de que podemos fazer uma coisa com muita vontade”, diz Poppovic. "Queremos realmente fazer um programa que mude a manhã das pessoas e que venha para ficar, porque oferecemos serviço, informação, um bom ambiente e emoção [...] Faz tempo que não encontramos isso [na TV]."
Afastada da TV aberta desde 2010, a apresentadora diz que não se preocupa com a audiência, e sim em “fazer o meu melhor”. Para ela, trata-se de um projeto ambicioso, “no melhor dos sentidos”, trazendo temas que interessam à população. "Hoje já tem tantos atrativos para te distrair da tela [...] que você tem que fazer um programa bom."
O diretor do programa Vildomar Batista, criador do Hoje em Dia, diz que “não existe uma imposição da emissora em relação a um patamar de audiência que devemos atingir a partir da estreia do programa”, e que “vamos aos poucos conquistar esse público, já de antemão, oferecendo um produto bem feito".
Ex-Globo, Luís Ernesto Lacombe está fora do ar desde o encerramento do reality Exathlon Brasil, exibido na mesma Band em 2017. Para o jornalista, o sentimento também é de emoção, uma vez que ele volta à emissora em que iniciou sua carreira em 1988.
O apresentador ainda se entusiasma ao falar de Poppovic, a quem tanto admira. "A sensação é de voltar a ser iniciante, apesar dos 31 anos de carreira em televisão. É claro que dá um nervosismo, mas eu acho ótimo. Se não tiver esse frio na barriga, essa vontade de fazer bem feito, não vai para frente."
EQUIPE DE COLUNISTAS
No formato de revista eletrônica, com duas horas de duração, a atração terá uma equipe de oito colunistas, incluindo Nana Rude, Veruska Boechat e o Dr. Fernando Gomes, conhecido como o “médico gato” do Encontro com Fátima Bernardes, que sai em turnê de palestras a partir de quinta-feira (30).
Cada um tratará de um tema: moda, saúde, dicas para organizar contas, informações sobre o direito da família, maternidade, celebridades, gastronomia, defesa do consumidor, esportes e entrevistas gerais, além das notícias do dia, com apoio do núcleo de jornalismo da Band.
A chef Luiza Hoffman terá um quadro diário no programa, no qual vai ensinar uma culinária mais prática e econômica. Já a promotora da Justiça Gabriela Manssur e a advogada Ana Paula Gimenez são convidadas para abordar temas como violência doméstica, divórcio, pensão alimentícia e outros assuntos do direito da família.
“Acho que é uma prioridade no Brasil. Estamos com índices altíssimos de violência doméstica, e as mulheres pouco sabem sobre seus direitos, onde procurar ajuda e o que fazer nessa situação”, diz Manssur. “No fundo, não tem muito espaço na mídia atual para isso.”
O programa também tem a proposta de interagir em tempo real com os internautas, usando contato via redes sociais como Facebook, WhatsApp e Twitter, abertos para comentários e dúvidas. Além disso, utiliza a linguagem em libras em todos os episódios. A missão, segundo o diretor, é falar com todos os públicos.
“O grande diferencial do programa é ter uma diversidade de conteúdos e especialistas. Não vamos ficar focados só no jornalismo, celebridades ou culinária”, diz Batista. “E também dar oportunidade aos deficientes auditivos. O Brasil hoje tem dez milhões de pessoas que se comunicam através das libras. No mundo, são 360 milhões de pessoas.”
Lacombe concorda, e diz que os espectadores do programa encontrarão na Band "um companheiro". Poppovic complementa: “Estou interessada em falar com pessoas que estão com a televisão ligada, mas não se sentem mais atendidas. [...] As redes sociais são uma realidade que veio para ficar. Vamos cativar esse público."
Enquanto aguarda a estreia, a apresentadora diz estar emocionada e ansiosa para voltar ao ar. “O que me move? A vontade de fazer melhor, a vontade de somar, de conduzir uma outra situação. Volto com muita vontade de fazer a diferença."