Prêmio F5: Vote em quem teve a melhor atuação em filme e em seu longa preferido
Eleição para as 25 categorias ficará aberta até o próximo dia 18 de dezembro
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
O futuro no Oscar ainda é incerto, mas na votação promovida pelo nosso site, "Ainda Estou Aqui" aparece como um dos favoritos: é a produção mais contemplada na categoria cinema do Prêmio F5 2024. O filme de Walter Salles concorre como melhor longa e também desponta no quesito melhor atuação com os atores Fernanda Torres e Selton Mello na premiação.
O filme tem sido aplaudido em sessões lotadas pelo país, e há uma torcida para que Fernanda Torres seja nomeada ao Oscar por sua atuação como Eunice Paiva, advogada e mãe de cinco filhos que perdeu o marido, preso (e assassinado) pela ditadura militar.
No mesmo filme, Selton brilha como Rubens Paiva, em uma atuação igualmente tocante. Ailton Graça disputa o troféu de melhor atuação em filmes em 2024 por conta de "Mussum, O Filmis". Na obra, sua caracterização bastante semelhante é um dos fatores que mais chamam a atenção.
A atriz Maeve Jinkings, que no filme "Pedágio" dá vida a uma mãe que sofre chacota devido à orientação sexual do filho e o matricula num curso de "cura gay", é mais um nome que engrossa a lista de candidatos a melhor trabalho cinematográfico do ano.
Silvero Pereira, em "Maníaco do Parque", entrega uma bela performance como o motoboy psicopata Francisco de Assis Pereira, com uma presença soturna e assustadora.
MELHORES FILMES
Além de "Ainda Estou Aqui", outra produção que também concorre ao Prêmio F5 de melhor filme é "Minha Irmã e Eu", de Susana Garcia, com Ingrid Guimarães e Tata Werneck como protagonistas. A comédia, em janeiro, atingiu a marca de 1 milhão de espectadores em salas de cinema, o que representava naquele momento a primeira produção nacional que atingia esse número em cinco anos.
"Motel Destino", do diretor Karim Aïnouz, é outro projeto que tenta a vitória. O longa é estrelado por Fábio Assunção que interpreta Elias, um homem perigoso, ameaçador e ciumento, dono do motel e que faz parte de um triângulo amoroso movido a sexo e violência.
"Pedágio", de Carolina Markowicz, e "O Sequestro do Voo 375", de Marcus Baldini, completam a lista de candidatos. Enquanto o primeiro aborda a homofobia e uma relação conturbada entre mãe e filho, o segundo acompanha o piloto Fernando Murilo de Lima e Silva, que em 1988 conduziu uma série de manobras arriscadas para tentar desestabilizar um homem que queria sequestrar um voo comercial da Vasp para arremessá-lo contra o Palácio do Planalto.
São, ao todo, 25 categorias, em áreas como televisão, cinema, música, celebridades, internet e muito mais. A votação fica aberta até o dia 18 de dezembro. O resultado será divulgado no dia seguinte, numa live com a participação dos colunistas do site Gabriel Vaquer, Thiago Stivaletti e Rosana Hermann. A mediação será feita pelo editor-adjunto, Vitor Moreno.