Nos 80 anos de Erasmo Carlos, saiba quais são suas músicas mais tocadas
Segundo o Ecad, o top 20 tem 19 músicas em parceria com Roberto Carlos
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Eramos Carlos, que completa 80 anos neste sábado (5), tem na parceria com Roberto Carlos, 80, um dos pilares de sua carreira. Ao todo, ele tem 682 músicas e 643 gravações cadastradas no Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). Das mais tocadas, 19 são junto com o "rei".
Do top 20, apenas "O Calhambeque", assinada com Dee Johnny e Gwen C Loudermilk, não é fruto da parceria com Roberto. A mais tocada é a canção "É Preciso Saber Viver", seguida por "Eu Te Amo Te Amo Te Amo" e "Caminhoneiro" (veja a lista completa abaixo).
O mesmo ocorre com as músicas do compositor que foram mais gravadas por outros artistas. Todas as cinco primeiras colocadas também são parcerias com o amigo. São elas, respectivamente, "Emoções", "Jesus Cristo", "Detalhes", "Nossa Senhora" e "Sentado À Beira do Caminho".
Segundo o Ecad, nos últimos cinco anos, mais de 80% dos rendimentos em direitos autorais de Erasmo Carlos pela execução pública de suas músicas foram provenientes de shows, rádios e TVs. Outros segmentos de execução pública são casas de festa e diversão, sonorização ambiental e música ao vivo.
"O Gigante Gentil [como é conhecido Erasmo] é um dos artistas mais adorados da MPB", disse Marcelo Castello Branco, diretor-executivo da União Brasileira de Compositores (UBC), uma das sete associações de música que administram o Ecad. "[Ele] construiu uma carreira ímpar, generosa e transcendente."